quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

UMA REVIRAVOLTA NAS PRESIDENCIAIS?





Começo com uma ressalva: sou mais tolo que os tolos. A única linha que me diferencia dos ditos é que tenho consciência da minha toleima. O que para me acalmar, ou para me tornar superior, digo para mim que nem tudo está perdido e, quem sabe, com o tempo talvez recupere.
Vem isto a propósito de, num contra-senso incompreensível, a cada dia que passa, quando a informação é cada vez maior, verificar que, enquanto povo, estamos cada vez mais hipócritas e ignorantes disfuncionais.
Comecemos na hipocrisia –que literalmente significa fingimento, falsidade, virtudes que não se possui. Veja-se ontem o triste espectáculo que, sem excepção, todos os deputados, da esquerda à direita, em voto de pesar, apresentaram no Parlamento pela morte de Almeida Santos –gostava de acautelar que o que vou escrever não pretende desrespeitar e melindrar de modo algum a dor que a família do finado sentirá nesta hora do desaparecimento do emérito presidente honorário do Partido Socialista (PS). Onde quer que o espírito do falecido esteja, em face de tanta lamúria falseada e que em jeito de lágrima mais que certo aumentou o caudal do rio Tejo, deve estar a rir a bandeiras desfraldadas. Hipócritas, mentirosos de uma figa! É o que me apetece dizer.
No tocante à ignorância disfuncional –desconhecimento assente na vontade de ignorar a realidade em pensamentos ou comportamentos que não funcionam como deveriam funcionar e deturpam a verdade objectiva- dou como exemplo este caso das subvenções atribuídas aos ex-políticos e em que a candidata à Presidência da República Maria de Belém foi uma das trinta subscritoras de fiscalização ao Tribunal Constitucional. Esta polémica, populista e demagógica, está a ser aproveitada para prejudicar a aspirante Belém a Belém. Ainda que injusta a crítica, foi o pior que poderia acontecer à concorrente filiada no PS. É de prever que este “escândalo” venha a alterar todos os cenários eleitorais. Não será de mais se acontecer o contrário do que as sondagens pressagiavam. Ou seja, muito do eleitorado que iria votar em Maria de Belém, mais que certo, irá transferir o seu voto para Sampaio da Nóvoa. A ser assim, é o destino a impor um curso natural que, desde o início, o PS, por desleixo e hipocrisia, deixou arrastar. Ao não designar logo um representante à eleição, o partido da rosa deixou campo de manobra para que outros o fizessem e viessem a espartilhar um voto que seria mais que necessário para eleger um candidato identificado com a esquerda –que, aliás, quer a CDU, ao teimar em sempre apresentar um postulante, quer o Bloco de Esquerda, com todo o respeito por Edgar Silva  e pela conimbricense Marisa Matias, concorreram para a divisão. No mínimo, não chorem lágrimas de crocodilo se não houver segunda volta e Marcelo Rebelo de Sousa vencer na primeira tirada. No próximo Domingo à noite já saberemos o que deu!



TEXTO RELACIONADO

"Editorial: As presidenciais e o país do quer mas não quer"

Sem comentários: