segunda-feira, 28 de agosto de 2017

UM AGRADECIMENTO MUNDIAL PELAS CONGRATULAÇÕES

Resultado de imagem para parabéns




Como é do conhecimento público, local, nacional e mundial, neste último Sábado caiu-me em cima o número 61 de primaveras contadas. Não é por nada, não sei porquê, mas não gosto do 61. Gostei mais do 60. Bem sei que cheira a saudosismo, mas é assim. Mas também gosto do futuro, por exemplo, adoro o 69. É uma combinação futurista de dois números encavalitados. Cheira a generosidade, solidariedade, partilha, identifica-se muito comigo, que tenho alma de artista. Pronto, mas já que não é possível manter-me nos “se senta”, caminhemos então alegremente para o 69, como quem diz, para os “se tenta”.
Mas, vamos lá ver, não iniciei esta sopa de letras para fazer explanações filosóficas. Ao começar a crónica era (é) minha intenção somente agradecer as milhares (ou milhões?) de mensagens de congratulações. À laia de pedido de desculpas, ainda tentei colocar a minha secretária particular, a Etelvina, “melhor que pudim flan”, a responder individualmente a cada um, mas, às tantas, numa sinfonia monocórdica, comecei a ouvir o “plin”, “plin”, “plin” -eram as mensagens a cair no Facebook- e, não fosse acontecer um novo bloqueio nas comunicações terrestres e ser responsabilizado o SIRESP, virei-me para a Etelvina e disse: alto e pára o baile! Temos de interromper a obrigação de regresso, caso contrário teremos outra calamidade nacional e, sei lá, lá vai a Altice, a dona da MEO, mandar-me mais uma mensagem para eu fidelizar a Internet ao meu telemóvel se não responder dentro do prazo convencionado por eles. Vamos fazer o seguinte, Etelvina, depois escrevo uma notificação mundial de agradecimento a todos os que me desejaram melhor sorte para o futuro do que a que tive até agora.
E cá estou, então, a plasmar o meu reconhecimento. Sem particularizar, vou começar pela gente comum, pelos meus amigos mais simples. Muito obrigado a todos. Muito agradecido pelas centenas -centenas? milhares!- de prendas que enviaram. Infelizmente, devido ao elevado número, ainda não abri nenhuma. Aliás, ainda não as levantei da estação. Tenho de alugar um camião com reboque. São tantas, tantas que até estou a pensar em contactar os serviços voluntários do Banco Alimentar para me ajudar nesta grande empreitada. Para aqueles que ainda não enviaram e estão hesitantes entre um par de canadianas, uma bengala, ou uma arrastadeira, não façam nada disso! Se posso pedir, agradecia um “voucher”. Naturalmente, sempre preocupado com as finanças dos meus amigos, não quero abusar. Para os mais endinheirados, pode ser uma semana na Tailândia, uma semanita no Brasil -sem acompanhante feminina, que já tenho. Para os mais empobrecidos pode ser uns dias no norte de Portugal com uma viagem no Douro incluída. Para os que estiverem completamente nas “lonas” podem optar por uma viagem paga no “Basófias”, o barco que faz viagens no Rio Mondego.
E agora vou para os mais importantes, aqueles de peso cujo nome sonante faz tremer o Tonecas, um dos muitos gatos “ocupas” que habitam um prédio devoluto no meu largo.
Seguindo a hierarquia institucional, elevo a minha gratidão ao Chefe de Estado, meu amigo e seguidor do blogue, Marcelo Rebelo de Sousa. Estou eternamente agradecido por não ter vindo pessoalmente, no Sábado, dar-me os parabéns. Ainda bem que não o fez. Se o tivesse feito teria vindo desestabilizar-me completamente. Imagino o caos total com a imprensa a entrevistar-me e a tratar-me como se eu fosse um sobrevivente de Pedrógão Grande. Obrigado, amigo Marcelo.
Continuando na mesma linha, estou muito sensibilizado pela prenda do “Toino” Costa, aliás, António Costa, primeiro-ministro de Portugal. Nesta sexta-feira última o Costa promulgou o decreto-lei a dar-me a possibilidade de me reformar. Pela boca do ministro da Solidariedade Social, foi dito que esta medida visava contemplar cerca de quinze mil portugueses, com 60 anos e 46 de descontos para a TSU, Taxa Social única. Mas eu sei que o “Toino”, quando mandou promulgar a lei, só estava a pensar em mim e na nossa amizade. Obrigado, camarada! (Cá para nós que ninguém nos ouve, claro que tu queres é que eu calce as chinelas e não escreva mais nada contra o teu correlegionário Machado! É isto, não é, “Toino”? Confessa!)
A seguir, vai um beijinho para a Catarina Martins, do Bloco de Esquerda. Deu para ver que, pelo “assédio” junto do primeiro-ministro para que este não esquecesse os “desgraçados”, como eu, que começaram a trabalhar em criança, ela só pensava em mim. Obrigado, Catarina!
Um agradecimento ao camarada Jerónimo de Sousa pela intenção de me enviar dois convites para a Festa do Avante, na Quinta da Atalaia. Ainda não recebi, mas tenho a certeza que o camarada não me esqueceu e vai enviar. Até daqui a uns dias. E obrigado!
Naturalmente que não podia esquecer o meu ex-amigo Passos Coelho. Estou muito sensibilizado pelas suas declarações recentíssimas de estar contra o Governo em este alargar os escalões do IRS. Tenho de confessar que já tinha saudades da miséria passada em 2012, 2013 e tempos seguidos. É verdade, sim! Este tempo de fartura que o Governo nos dá e quer dar mais é de tal modo desadequado que não páro de engordar todos os dias. Só para ver a coisa, desde que o meu amigo “Toino” Costa entrou com a “Geringonça” já comprei cinco cintos, uns atrás dos outros, no Luís “Cueca” - é um meu colega comerciante, bom vizinho e amigo, e que, tal como eu, escreve uns disparates.
Como é óbvio, não poderia esquecer a Assunção -a Cristas, do CDS-, a minha devotada, que ainda não sei o que me vai enviar mas, acredito, vindo de quem vem, deve ser um par de meias.
E agora, vamos então falar para gente importante. Isto é que é assunto. Dirijo-me ao “my friendDonald Trump que, por estar ocupado em resolver questões raciais, mandou a Melania. Obrigado, presidente. Isso é que é mesmo generosidade!
Uma palavra de apreço para o presidente francês Emmanuel Macron, que enviou a Brigitte. Obrigado Emmanuel, mas, se não ficares ofendido, vou fazer a devolução da Brigitte. Fico só com a Melania.
Por último, e me desculpem os outros grandes chefes mundiais e meus estimados que não vou citar, uma grande curvatura de coluna para o camarada da Coreia do Norte, Quim Jong-un. Sei que ele está a pensar em enviar um míssil intercontinental. Obrigado, meu grande amigo, mas dispenso. Nunca fui muito ligado a brinquedos militares. Manda antes uma viagem de ida e volta com tudo pago.
A todos, os meus agradecimentos.

Sem comentários: