sábado, 26 de agosto de 2017

BAIXA: MEDIDAS DESPENALIZADORAS E A FAVOR DA REVITALIZAÇÃO (11)





Tendo em conta a continuada situação de aproveitamento político, de empobrecimento e desalento que as actividades comerciais tradicionais da Baixa de Coimbra atravessam, diariamente e até às próximas eleições autárquicas de 01 de Outubro, vou sugerindo medidas que, se houvesse vontade política, poderiam servir para atenuar a queda e o encerramento de mais espaços mercantis.
Estou a escrever p'ro boneco? É o mais certo!


Com alguma urgência, é preciso reduzir a população de pombos no Cento Histórico



Quem mora na Baixa, quase de certeza que, como antigo relógio despertador, diariamente por volta das 07h00 acorda com o barulho ensurdecedor de dezenas ou centenas de pombos, em bando, a baterem as asas. Por outro lado, quem andar mais atento verificará que, ao longo da calçada das ruas, está sempre a tropeçar ou em aves mortas ou em estado moribundo. Quem nunca apanhou uma chuvada de dejectos caídos destes animais quando poisados nos beirais que levante o braço.
Como se sabe, estes pássaros reproduzem-se com muita facilidade e, pelo menos de tempos-a-tempos, é preciso evitar a nidificação frequente. As consequências para o colectivo são enormes. Para além de serem transmissores de doenças, conspurcam telhados, beirais, caleiras e ravessas e oneram extraordinariamente os proprietários de edifícios.
Por outro lado, sabe que a proibição de alimentar estas aves está postada em regulamento camarário mas não é acatada por muitos populares que, sem terem noção do mal que podem causar a terceiros, continuam a prevaricar.
Vale a pena pensar nisto?


TEXTOS RELACCIONADOS


Sem comentários: