quarta-feira, 28 de setembro de 2016

CHÁ COM POESIA FAZ BEM AO CORAÇÃO





Hoje, 29 de Setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração. Para relembrar que coração só temos um nada melhor do que tratá-lo bem, com muito amor, chá e poesia. Foi assim, a seguir o lema do pulsar suavemente dentro do peito, que a Aguinalda Simões Amaro -a Guida, como gosta de ser tratada-, a proprietária do Café Sofia, na rua da Sabedoria, se lembrou de, em colaboração com uma instituição próxima ligada à saúde, realizar uma tarde diferente no seu estabelecimento.
Cerca das 15h30, com a Guida a multiplicar-se para arranjar uma cadeira, o café da Rua da Sofia estava repleto de jovens de todas as idades, embora a maioria fosse idosa -ou melhor, sénior como agora a imprensa passou a tratar as pessoas com alguma idade considerável. Passados poucos minutos a Guida pediu silêncio à numerosa assistência. O momento solene não era para menos, tinha chegado o instante de apresentar o primeiro poema e com leitura de uma convidada. Muito bem soletrado, com todas as paragens nos pontos e pausas nas vírgulas, a poesia simples, a jorrar daquela boca já marcada com algumas rugas do tempo, parecia água cristalina a brotar de uma fonte com nascente no interior da montanha.
Outros voluntários se ergueram e, fazendo das frágeis forças coragem, leram outros poemas e até as personagens do painel de azulejos, na parede do velho café, pareciam emocionadas. E muitas palmas ecoaram num espaço onde, para além dos bons cozinhados da Guida, habitualmente reina um silêncio reconfortante que, sendo necessário para ler o jornal do dia, conforta a alma dos homens e mulheres desta cidade.

MAS, O QUE É ISTO, GUIDA?

Lembrei-me de fazer algo diferente, senhor Luís!” -confidencia-me a Guida, no meio de um sorriso traquina e cheio de hiperactividade. “Por um lado, é uma forma de preencher as tardes aqui no café, por outro, ao realizar este evento estou a contribuir para o bem-estar dos meus actuais clientes e outros que pretendo conquistar. Você não acha que está bonito? Olhe ali aquele sorriso escangalhado naquela velhinha! Só por esta felicidade já ganhei o dia!”

E VAI HAVER MAIS?

Se como tudo indica a ideia funcionar, conto, proximamente, fazer outras acções. Estou a pensar em realizar tertúlias sobre determinado tema e, talvez, quem sabe, uma sessão de fados. Não posso parar. Você sabe como eu sou! Tenho de continuar!”, enfatiza a Guida.

UMA IDEIA DA TV

Actualmente está a decorrer na SIC a telenovela “Rainha das Flores”. Num dos muitos cenários passados, num deles, pode ver-se uma sessão de poesia no “Café da Floriz”, em que são apresentados poemas inéditos de autores desconhecidos.
Na linha do café Sofia, da Guida, aqui está uma boa ideia que, sem grandes custos, poderia ser aproveitada por alguns cafés da Baixa, depois do jantar. Para além de levar clientes, era uma forma de concorrer para a descoberta de novos autores.

Sem comentários: