sábado, 17 de setembro de 2016

ABRIU A 7.ª LOJA MALABAR





Esta semana, como já vem sendo hábito, sem pompa mas com circunstância, abriu mais um estabelecimento Malabar, na Rua Ferreira Borges, no antigo bazar da Bijou Brigitte. Sem conseguirmos conter um “ahhh!” exclamativo, não podemos deixar de admirar a coragem, o arrojo, de Isabel Silva, a empresária de quem se fala em toda a Baixa da cidade. Ainda no ano passado, em Julho, foi inaugurado outro espaço no mesmo ramo e com a mesma sigla “Malabar”. Por um lado, porque é a sétima loja dedicada ao artesanato que abre portas num raio de 100 metros, entre as Escadas de Quebra Costas e o Largo da Portagem, por outro, porque, consta-se que a renda, de milhares de euros, é das mais altas praticadas até aqui neste canal constituído pelas Ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges.
Olhos vivos, sorriso fácil, pragmática, de mangas arregaçadas e pronta a abraçar o trabalho sem medo, Isabel parece pronta a agarrar o presente turístico com as duas mãos. Quando lhe pergunto qual o segredo do seu sucesso, responde-me com frase pronta na ponta da língua: “trabalho. Muito trabalho! Você conhece-me já alguns anos e sabe que eu abro as minhas lojas 365 dias por ano -ou 366 quando o ano é bissexto. Não há segredo nenhum. Nos tempos que correm, que é de recessão, a única forma de tornear a dificuldade, é lutarmos com todas as nossas forças. Com a ajuda do meu marido, continuamos sempre em frente. Como sabe, tão bem como eu, hoje, com tantas obrigações associadas, ser empresário não é fácil mas não atiramos a toalha ao chão.
Continuo a interrogar, agora na linha da coscuvilhice. A Isabel sabe que desempenho uma função jornalística. Como tal, tenho de ir ao encontro da curiosidade dos leitores e, por conseguinte não posso evitar a pergunta: é verdade que a renda desta sua nova loja é muito elevada, tendo em conta os preços praticados até agora?
Responde Isabel Silva: “entendo a curiosidade das pessoas, mas o valor praticado só a mim diz respeito. É um problema meu e, por isso mesmo, ninguém ouvirá da minha boca quanto estou a pagar. Já ouvi, para aí, valores absurdos. Deixem-nos falar. Cada um sabe da sua vida!

CONSAGRAÇÃO DA EXCELÊNCIA

Ontem, sexta-feira, por volta das 11h00, altura em que falei com Isabel Silva, as Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz rebentavam pelas costuras, como sói dizer-se, com tantos turistas. Por outro lado, reparei, todos os estabelecimentos de artesanato tinham clientes a ver e a comprar. É fácil de ver que estas artérias largas estão convertidas, em analogia, na Avenida da Liberdade, da capital. Estão consagradas como via turística de excelência. Por outro lado ainda, por este afluxo de visitantes, talvez faça sentido -ou talvez não- os preços pedidos nas rendas de espaços comerciais nesta zona. Uma coisa é certa, creio, uma vez que este arrendamento fará doutrina para os proprietários, a partir de aqui nada voltará a ser igual.

Sem comentários: