sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O RIBEIRO ESTÁ NO ESTALEIRO




O “nosso” Manuel Ribeiro, o maior prosador intelectual licenciado aos balcões do comércio na universidade da vida, está internado na enfermaria de dermatologia do HUC, Hospital da Universidade de Coimbra. Agitador do conservadorismo implantado, fundador de grandes casas comerciais já desaparecidas, como o Eldorado, na Rua Eduardo Coelho e Adelino Veiga, e o Infinito, na Rua da Sofia, o Ribeiro é mais reconhecido na Baixa que o primeiro rei de Portugal, que dorme o sono dos justos na Igreja de Santa Cruz.
Quem me chamou a atenção foram as pedrinhas da calçada. Habituadas a serem diariamente acariciadas pelos pés do “Manel” e a ouvirem os seus discursos contra o Grande Capital que há-de submergir todo o comércio tradicional e a classe trabalhadora que o compõe, não páram de chorar a sua falta.
Posso informar que, felizmente, não é nada que faça tombar o “arranha-céus” do Ribeiro. Tanto quanto me foi confidenciado, foi obrigado a recolher ao estaleiro para compor uma das rodas –como quem diz uma das pernas- que se encontrava em mau estado de conservação. “Começou por ser uma feridazita na perna esquerda, que não dei grande confiança porque pensei logo que era um ataque descarado da perna direita, e o problema foi esse. Uma pessoa deixa correr, não liga, e quando dá por ela está tramado. A direita lixa tudo! Agora, em recuperação, tenho de estar aqui em trabalhos oficinais. Aproveito este meio para transmitir aos meus amigos que me aguardem e que não é desta que a direita me derruba. Isso é que era bom!”

Sem comentários: