terça-feira, 25 de novembro de 2014

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...




SuperFebras deixou um novo comentário na sua mensagem "ESTOU VELHO, EU SEI!":


Amigo:

Nos meus tempos livres uso a fotografia para parar o tempo. No meu "hard drive" açambarco perto de noventa mil fracções de segundo, segundos e até películas com exposições de alguns minutos não só daquilo que me rodeia, como os eventos no seio da minha grande família da qual sou fotógrafo do dia e até mesmo quando para o ser não sou convidado. Mas em especial de momentos que procuro capturar para neles tentar reconhecer um pouco de mim e deixar registado o que aos meus olhos parece ter eterna venustidade.
Como imagina e sabe pois também retrata, fácil é focar, medir a luz, escolher a velocidade da cortina -especialmente nos dias de hoje, em que podemos de certo modo confiar nos computadores que integram as nossas chamadas câmaras fotográficas -e deprimir o obturador para registrar mais um ano de vida do nosso avô, o baptismo de um sobrinho, uma assada de sardinha com os amigos! Difícil é ao capturar um pequeno riacho no meio de um bosque transmitir o sossego do lugar, fazer quase ouvir o murmurar das águas rodopiando nas pedras, como música de fundo, até ao chilrear dos pardais, isto tudo, apenas num pequeno rectângulo de papel depois de queimado e banhado por alguns químicos.
A esse poder de transmitir algo mais, nas telas, nos livros, na música, nos palcos e até nas ruas eu chamo arte. E é à procura dessa arte que eu vou enchendo o meu álbum de fotografias. No dia em que a encontrar na minha fotografia ao nível que a encontro aqui neste artigo por si e sua arte escrito serei um homem bem mais feliz e finalmente poderei dizer: eu, Álvaro, fotógrafo.
Os meus parabéns.

Com um abraço

Álvaro José da Silva Pratas Leitão
Bradford, Ontário
Canadá

Sem comentários: