quinta-feira, 27 de novembro de 2014

TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE - ASSOCIAÇÃO CÍVICA




“Cara/o associada/o,

É com enorme prazer que lhe anuncio o lançamento oficial da Provedoria TIAC – Alerta Anticorrupção, um novo serviço da Transparência e Integridade, Associação Cívica que pretende dar informação e apoio a cidadãos empenhados em dar o alerta para suspeitas de corrupção de que tenham conhecimento.

Desde que fundámos a associação, em 2010, temos vindo a ser contactados por cidadãos à procura de apoio e aconselhamento para encaminhar suspeitas de corrupção e crimes relacionados. Aprendemos com esta experiência que a corrupção toca-nos a todos, diretamente, no dia-a-dia, e que muitos de nós nos sentimos desprotegidos na hora de reagir.

A Provedoria TIAC – Alerta Anticorrupção quer ouvir as suspeitas de corrupção e abuso que nos sejam trazidas pelos cidadãos e ajudar cada um a ser um agente pela integridade. Este projeto, integrado num programa europeu dinamizado pela Transparency International e cofinanciado pela Comissão Europeia, permite-nos dar um acompanhamento mais próximo àqueles que nos contactam e, ao mesmo tempo, agir sobre as autoridades competentes para garantir que estão atentas às queixas dos cidadãos e respondem de forma eficiente cada vez que há suspeitas válidas de irregularidades.

Não seremos uma polícia de investigação criminal, nem nos substituímos ao trabalho das autoridades competentes. Não queremos uma justiça de milícias, mas uma justiça de instituições capacitadas, diligentes e atentas ao interesse público. Queremos fazer chegar aos poderosos a voz dos cidadãos e usar a força da cidadania para melhorar o combate à corrupção em Portugal.

Fica desde já o convite para visitar a página da Provedoria no website da TIAC: http://transparencia.pt/#provedoria

E adianto já outro convite: junte-se a nós para as comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção! O ponto de encontro é no dia 9 de Dezembro, na Casa Independente, no Largo do Intendente em Lisboa, a partir das 19h30, para um evento que será um ponto de encontro entre cidadãos unidos nesta causa comum.

Será o nosso evento de lançamento da Provedoria TIAC – Alerta Anticorrupção, uma oportunidade para apresentarmos o serviço, conversarmos entre amigos e assistirmos à animação de um grupo de artistas amigos da TIAC, com uma intervenção teatral do ator Bruno dos Reis e um showcase da banda Fadomorse. Queremos que seja uma noite de diversão e celebração do papel que, todos juntos, vamos ter no combate à corrupção.
Espero contar consigo no dia 9.

Sem comentários: