quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O CARLITOS...MULTIFUNÇÕES





  Já aqui falei muito dele. É o Carlitos “popó” ou “pipi”. Este homem, de 63 anos, que vagueia pela Baixa em vidas de sal, uma espécie de rosa brava, tem uma leve deficiência mental. Será, eventualmente, um daqueles “loucos na cidade” de que canta Carlos do Carmo num dos seus muito fados. É uma pessoa que não faz mal a ninguém.
O que me surpreende é o que, dentro da sua anomalia psíquica, consegue fazer. Há tempos apanhei-o a pintar o chão de um recanto que provocava acidentes. Outra vez pregou umas tábuas que incomodavam um hoteleiro. Outras vezes encontro-o a juntar o lixo espalhado nas ruas e a juntá-lo para junto dos contentores.
Hoje soube que na Praça do Comércio, durante algum tempo, esteve um grande pilar em pedra tombado sob o asfalto e sem que ninguém se importasse. Segundo a Senhora Maria da Conceição, proprietária da Casa Confiança, na mesma praça, depois de três pessoas levantarem o obelisco, o Carlitos colocou cimento à volta da grande pedra para que esta não se soltasse. É verdade? Será mentira? A Dona Conceição jura a pés juntos que é verdade. O que sei é que o Carlitos, volta e meia, surpreende quem tem responsabilidades nestas coisas…

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Esse obelisco, esteve uns meses deitado no chão até que tres jovens numa manha resolveram em força restitui-lo ao seu devido lugar.
A autarquia nada fez, isso ainda no tempo do Presidente Encarnação, eu enviei por mail e publiquei no meu blogue as fotografias.