sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

POLÍCIA MUNICIPAL: MÁQUINAS COM FARDA



Hoje, pelas 9,30, parei a minha viatura junto à Loja do Cidadão para descarregar um móvel. Como avistei dois agentes da Polícia Municipal (PM)–um masculino e outro feminino-, enquanto me lhes dirigia, pedi se me davam apenas cinco minutos para levar o móvel ao estabelecimento, que dista cerca de menos de 100 metros daquele local, enquanto a minha filha ficava no carro.
“Não senhor, aqui ninguém pode parar”, argumentaram os dois agentes municipais quase em coro. Fiquei profundamente irritado perante tal prepotência indisfarçada e avancei com a viatura cerca de dez metros para retirar com o “rabo entre pernas”, como sói dizer-se. É então que me apercebo que, no local de proibição de paragem, estavam estacionadas seis viaturas.
Parei à frente e, correndo todas as viaturas uma por uma verifiquei que nenhuma tinha a respectiva multa de contravenção. Novamente, interpelei os agentes interrogando do motivo daquelas viaturas, estando em local de proibição, não serem multadas. Respondeu o agente: “estas não são porque já cá estavam!”
Enquanto argumentava que os seus modos de agir entravam no âmbito do abuso de direito, eram discriminatórios e lesivos de equidade procedimental, estacionou uma carrinha dos “CTT EXPRESSO”, descarregou calmamente sem que os agentes os inquirissem. A seguir estacionou uma carrinha de caixa-aberta da Câmara Municipal e a mesma coisa. Depois, mais dois ligeiros estacionaram. Ou seja, perante estas anomalias contraventoras, os dois agentes fizeram vista grossa. Como me considerei aviltado e maltratado, reclamando desta displicência e negligência profissional, invoquei a sua identidade e de que iria recorrer superiormente –a senhora agente não tinha identificação à vista conforme está obrigada por lei. O agente, duma forma arrogante, diz: “dê-me os documentos da viatura, vou multá-lo, o senhor não pode estar ali parado”. Entreguei-lhe os documentos e interroguei-o se haveria alguma forma de falar com ele e, ao mesmo tempo, retirar a viatura. Não respondeu, enquanto tomava notas. Em seguida, calmamente, começou então a multar as viaturas prevaricadoras.
Dirigi-me ao Quartel da PM, à Avenida Sá da Bandeira, e no Livro de Reclamações lavrei o meu protesto.
É evidente que dois pinheiros doentes com Nemátodo não generalizam endemicamente toda a floresta das Pináceas. Porém, desde que esta polícia municipal foi criada em 2003, são demasiadas as queixas de vários cidadãos conimbricenses contra a prepotência destes agentes. Parecem que nasceram para matar, como quem diz para multar.
Não é a primeira vez que me refiro à discricionariedade desta força civil. Já o escrevi várias vezes neste blogue e até no Diário de Coimbra. Se acedermos ao portal desta polícia refere umas frases muito engraçadas (sem graça, pela falta de substância): “A missão da Polícia Municipal de Coimbra é ajudar os munícipes a viver e a conviver melhor no concelho. Este serviço da Câmara Municipal de Coimbra permitirá melhorar os padrões de convivência cívica e a protecção dos cidadãos”.
Quem teria sido o autor desta mensagem de apresentação? Certamente esqueceu-se de dar formação cívica em conformidade aos agentes da PM.
Já agora uma pergunta de retórica: quais os actos sociais em que se pode notar a ajuda desta polícia aos cidadãos de Coimbra?
Como diz o povo, de boas intenções de protecção e ajuda ao próximo está o inferno cheio.

3 comentários:

luctupuz disse...

Esses senhores e senhoras da Polícia Municipal de Coimbra não têm qualquer respeito pelos cidadãos e com as suas atitudes insolentes contrariam toda a sua razão de ser. As acções deles (diga-se "passar multas", pois pouco ou nada se vê fazerem a não ser multar...) parecem sempre depender dos seus estados de humor, da meteorologia, de como a farda lhes está a assentar naquele determinado momento e também da "simpatia" ou não que têm por este ou aquele cidadão em particular... Pela minha experiência pessoal, através do contacto directo com diferentes agendes, chego à conclusão de que existem muitos "pinheiros doentes" na PM. Não é possível comunicar com esses senhores. O mal vem de cima, como se costuma dizer, o que neste caso também se aplica, pois também não se consegue comunicação por parte dos superiores. Quando se aborda um Polícia Municipal por algum motivo, não falam, limitam-se a soltar frases pré-gravadas, parecem autênticos "autómatos multadores" programados apenas e só para passar multas. (Repito, falo pela minha experiência pessoal) É urgente uma verdadeira Polícia Municipal, que se preocupe de facto com os cidadãos, a todos os níveis, em todas as áreas.

Vítor Ramalho disse...

São feitos ou estão feitos à imagem e semelhança da Câmara Municipal, com actuações tipo vodka laranja.

Anónimo disse...

Olá bom dia. como todos voces tenho razão de queixa da boa e generosa policia municipal do nosso pais.
Moro numa zona da cidade de Lisboa onde acontecem muitos assaltos a carros durante a noite, onde por acaso ja fui um dos assaltados chamei a policia para ver a ocurrencia e qual foi o meu espanto quando ouvi do outro lado (sabe quem foi ou desconfia de alguem) eu respondi claro que não se não, não lhe estava a ligar. E o agente que estava do outro lado muito bem formado respondeu então não podemos ir ao local ate ai tudo bem. O pior foi quando comecei a estacionar na rua onde moro para não ser mais vez nenhuma assaltado, a rua é uma rua sem saida onde ao fundo havia um armazem que ja foi desactivado mas como em portugal tudo funciona muito bem os sinais de proibido estacionar nunca foram retirados mesmo ao fim destes anos todos mesmo a camara sabendo que não estão bem colocados porque não fazem sentido estar naquele local,
ate porque segundo o que sei ja foi dito que iam ser retirados mas nunca se sabe quando é hoje é amanha estamos e portugal. A rua é apenas para moradores mais ninguem para aqui vem e todos os carros estão bem estacionados. Qual o meu espanto quando cheguei a casa no dia 7-08-09 e tinha uma multa de mau estacionamento em frente a casa na zona onde toda a gente sabe que os sinais estão mal.
Nesse mesmo dia liguei para esses senhores muito bem formados de onde ouvi uma resposta muito boa tem de pagar não tem nada a fazer mesmo fazendo condestação tem de pagar.
Liguei para o departamento de transito da Camara Municipal de Lisboa onde fui atendido por uma senhora muito simpatica e me deu a resposta que ja sabia que tinha de pagar e que se quizesse podia mandar um fax a condestar os sinais que ia mandar uns fiscais para ver se podia tirar os sinais. concluindo neste pais ninguem resolve nada fica tudo por resolver mesmo anos a fio. em quanto os ministros e presidentes de camaras cometem infracçõe e fazem o que pretendem na estrada todos fazem que nem veem. O SANTANA LOPES PODE NÃO SER DO AGRADO DE TODOS PARA PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE LISBOA MAS ATE AGORA FOI O UNICO FEZ ALGUMA COISA DE GEITO POR ESTA CIDADE EM POUCO TEMPO QUE LA ESTEVE E OUVE O POVO NÃO SE ESCONDE VVVVOOOOOOOOLLLTA SANTANA PARA VER SE RESOLVES MAIS UMAS COISAS