sexta-feira, 25 de agosto de 2017

BAIXA: MEDIDAS DESPENALIZADORAS E A FAVOR DA REVITALIZAÇÃO (10)





Tendo em conta a continuada situação de aproveitamento político, de empobrecimento e desalento que as actividades comerciais tradicionais da Baixa de Coimbra atravessam, diariamente e até às próximas eleições autárquicas de 01 de Outubro, vou sugerindo medidas que, se houvesse vontade política, poderiam servir para atenuar a queda e o encerramento de mais espaços mercantis.
Estou a escrever p'ro boneco? É o mais certo!

    As ruas, largos e praças de maior densidade comercial e elevada passagem de transeuntes deveriam passar a contar com um painel interactivo, com som e imagem, onde, gratuitamente através de publicidade em tempo curto, passariam todas as actividades, comerciais, industriais e serviços em exercício na cidade. E mais, para além da publicitação dos espectáculos, de três em três horas seria editado um pequeno noticiário sobre realizações culturais no que aconteceria nesse dia. E ainda mais, estes painéis, com som num raio de cinco metros em redor, em directo, transmitiriam ao público as sessões da Assembleia Municipal e a primeira sessão aberta ao público do Executivo, assim como outras cerimónias de interesse público, como o dia da cidade, por exemplo.
    Com múltiplas aplicações, este sistema, no futuro, permite até substituir os vulgares e inestéticos outdoors em papel dos candidatos políticos, locais ou nacionais. Em tempo real, pode constituir um interessante meio de comunicação sobre ocorrências imprevistas e com necessidade de alerta público.


Há muitos anos que se escreve e fala sobre o défice de pouco se publicitar o que se faz culturalmente na cidade. As queixas mais sentidas batem na tecla de que a mensagem não chega ao receptor. Se há razão ou não, isso ficará sempre na apreciação subjectiva que cada um fizer. Uma coisa é certa, com a evolução da técnica e da informática em que o seu custo é cada vez mais reduzido, hoje é cada vez mais fácil de levar o conhecimento e chegar ao denominado “homem da rua”.
Penso que Coimbra está a dar os primeiros passos na publicidade interactiva. Creio que o único painel electrónico que foi implantado na urbe está na Margem Esquerda, ao fundo da Ponte de Santa Clara, e retrata apenas actividades culturais na cidade.
Tenho para mim que este género de comunicação destinada a vários públicos é o futuro e constitui a pedra de toque para chegar ao máximo de pessoas, citadinos e visitantes ocasionais -atingir todos, naturalmente, nunca virá acontecer.
Podemos imaginar os locais onde seriam colocados estes retransmissores na Baixa: Largo da Câmara Municipal, Rua da Sofia junto ao Tribunal, Largo do Arnado, Largo das Ameias, Largo da Portagem, a meio das Ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges. E na Alta: Escadas de Quebra Costas, Largo da Sé Velha e Largo Dom Dinis. Na margem Esquerda: zona do Centro de Congressos São Francisco.
Para além do que ficou escrito na introdução, repetindo, este tipo de “mensageiro”, em spots curtos de imagem e som, seria muito importante para publicitar toda a oferta comercial, industrial e de serviços que a cidade possui.
Valerá a pena pensar nisto?



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