sábado, 1 de julho de 2017

FALECEU VASCO BERARDO




Segundo o Campeão das Províncias, faleceu hoje em Coimbra Vasco Berardo, um dos grandes artistas plásticos nacionais e do mundo. Por o ter conhecido em vida, em Dezembro de 2012 e já bastante doente, por ter tido conhecimento de que a sua vasta obra, desde cerâmica, pintura, azulejaria, medalhística e até tapeçaria, estava em vias de ser alienada e separada em pedaços, cheguei a ir ao executivo municipal alertar para a possibilidade do acervo ser adquirido pela Câmara Municipal de Coimbra. O então presidente João Paulo Barbosa de Melo não mostrou muito interesse. Só interessava se Vasco Berardo estivesse na disposição de doar a sua obra ao município. Sem comentários, a intenção não passou disso mesmo.
Na altura, enquanto colaborador semanal de “O Despertar” cheguei a publicar uma crónica sobre o assunto e sobre a vida do grande pintor e ceramista.
Numa homenagem simples ao homem, ao grande artista que foi Vasco Berardo, cheguei a compor uma música em sua honra e que foi incluída no CD da denominada “Orquestra de Músicos de Rua de Coimbra e a que chamei “O Pintor”.
Para a família enlutada, se posso escrever assim, em nome da Baixa, em nome da cidade de Coimbra, em nome de Portugal, em nome do Mundo, os nossos mais sinceros pêsames. Perdemos todos uma boa pessoa e um grande artista.

Sem comentários: