terça-feira, 4 de abril de 2017

DEZ ANOS DEPOIS...





Neste último sábado, pelo proprietário do prédio, foram retirados os tapumes que, sem qualquer utilidade, estiveram expostos a conspurcar o ambiente citadino durante cerca de uma década no Largo da Freiria. Foram colocados como protecção de obras que se iniciaram por volta de 2007 mas interrompidas cerca de dois anos depois.
Como é um “habitat” de gatos e estes são diariamente alimentados com doses massivas de patê, todos os anos, com a vinda da primavera, por esta altura, começava o cheiro infestante a poluir todo o ambiente em redor. Por mais carradas de desinfectante bem cheiroso que Sérgio Ferreira, dono do restaurante Padaria Popular ao lado, colocasse para evitar prejuízos maiores, foram anos e anos de sofrimento e angústia para todos quantos residem e trabalham na Baixa. Estamos no tempo da sociedade do entulho.
Apesar desta área monumental, para todos e mais alguns efeitos, ser considerada pela UNESCO como zona protegida, de pouco valeram muitos escritos aqui no blogue e algumas comunicações à Câmara Municipal de Coimbra para a poluição ambiental e visual deste aborto clandestino. Apesar de várias vezes se ter entrado em contacto com o dono do edifício, a decisão de retirar as chapas parecia encravada numa qualquer maldição de mau-olhado, makumba, ou quebranto. Foi então que o Sérgio Ferreira, que é agnóstico, graças a Deus, se lembrou de que este “ano mariano”, cheio de revelações metafísicas, poderia constituir o “ponto g” do milagre histórico repetido. Com a conjugação de dois factores primordiais, a vinda a Fátima do Papa Francisco e a provável canonização dos Pastorinhos, Ferreira, que se tornou devoto, nos últimos três meses rezou incessantemente e o prodígio aconteceu.
Sem ser anunciado, mas notoriamente tocado pelo divino, neste último fim-de-semana, o proprietário, trazendo pessoal consigo, colocou as mãos à obra e a coisa evaporou-se.
Por falta de tempo, do meu, é claro, não consegui saber se, neste ano santo de eleições autárquicas, teremos por cá Manuel Machado, o presidente da edilidade e recandidato pelo PS, a inaugurar a retirada da vedação.
Tenho de confessar que ainda não sei onde, em que pessoa, vou depositar o meu voto. É certo que o quadro de concursantes ainda não está completo, mas tenho cá para mim que quer o Papa Francisco quer os Pastorinhos davam uns bons aspirantes ao Paço da Praça 8 de Maio.  

Sem comentários: