sábado, 25 de março de 2017

UM COMENTÁRIO RECEBIDO E UMA RESPOSTA DADA...




Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "ESTÁ A DECORRER UM ABAIXO-ASSINADO NA BAIXA E PEL...":

O desrespeito do executivo? Certo, eu também quero que eles façam cumprir a lei. Mas o desrespeito e vergonha não é sobretudo dos que abusam? Não conhece nenhum, senhor Luís Fernandes?



**************************************


RESPOSTA DO EDITOR


Começo por lhe agradecer o comentário, caro anónimo-conhecido. Vamos por partes, e respondendo às suas questões, que eu não quero que lhe falte nada.
Pegando na frase “eu também quero que eles façam cumprir a lei”, meu considerado, dada a sua posição privilegiada na Câmara Municipal, ninguém melhor do o senhor para o fazer. Se não faz é porque não quer. Ou seja, não está para se aborrecer. Até entendo, se as coisas correrem mal, restam seis meses, e em meio ano não se faz o que se deveria ter feito em quatro anos.
Continuando a rebuscar o seu ataque em forma de defesa, meu caro amigo: “Mas o desrespeito e vergonha não é sobretudo dos que abusam?”. É verdade que sim, senhor, a causa do problema reside nos que abusam. Mas abusam porquê? Porque há completa inoperância da PSP e Polícia Municipal. Estamos de acordo, não estamos? Ora se concordamos, pela nossa amizade, faça o favor de não empurrar com a barriga, a despachar para a frente.
E vamos à última sua afirmação, “Não conhece nenhum, senhor Luís Fernandes?”
Eu conheço apenas alguns -não todos, por que o problema atingiu tal descontrolo que já extravasou para o cidadão comum que já viu o furo, que se pode estacionar na Praça do Comércio à borliú por que raio vai arrumar o carrito no parque de estacionamento a pagar?
Mas o caro colega também os conhece muitíssimo bem. Ora, sem ofensa, vamos lá pegar o boi pelos cornos: não confunda a força da formiga com a do elefante. Por outras palavras, quero dizer que eu sou um (in)significante cidadão que somente tento elevar o queixume de alguns colegas. Não detenho nem exerço qualquer poder ao serviço de quem quer que seja -nem ganho nada por escrever. O contrário se passa consigo. O caro amigo é (bem) pago para cuidar dos bens públicos, da segurança jurídica, para garantir que as normas regulamentares são cumpridas.
Ainda lhe digo mais, lembra-se quando, muito irritado contra o anterior executivo, antes de fazer parte do poder actual, indignadíssimo falava comigo sobre o anárquico estacionamento na antiga praça velha? Esqueceu-se não foi? Ser-se oposição dá mais pica do que ser poder, não dá? Estar dentro do centro decisor, no turbilhão, é como um escafandro que se veste e abafa todos os nossos gritos anteriormente dados. É, não é? Sabe uma coisa? Gostava muito e tinha muito mais apreço por si quando estava na oposição. Você está uma sombra do que era, porra! E é pena!

***************************************


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO E UMA RESPOSTA DADA...":


Não. Abusam, antes de mais, porque têm falta de civismo. Claro que a policia deve atuar contra quem prevarica, comete crimes, etc. Estou é farto da história de que a delinquência é culpa da sociedade, do Estado, da câmara, etc. Envergonhe-se quem abusa, sem meias tintas. Não foram colegas seus comerciantes os pioneiros do abuso? Não fazem muitos dessas ruelas e praças os seus estacionamentos particulares? Ora, é sobre eles que deve ser dirigida a sua indignação. Não é só jeremiadas sobre os pobres dos comerciantes da baixa.
Parece saber quem sou. Fica autorizado a colocar aqui o meu nome. Faça isso de vez, sr. Luís Fernandes. 



*************************************



Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO E UMA RESPOSTA DADA...":


É
irrelevante a origem do pecado. Se é preciso fazer cumprir a lei quem de direito tem de a fazer cumprir. Se a lei é injusta deve-se mudar. Não há terceira via.



*****************************************


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO E UMA RESPOSTA DADA...":



irrelevante a origem do pecado."? Isto está bonito, está... 


****************************************



Unknown deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO E UMA RESPOSTA DADA...":


Não é o assunto em questão que me fez comentar este post; foram estas afirmações: ”Não foram colegas seus comerciantes...» e «Não é só jeremiadas sobre os pobres dos comerciantes ».
O sr. anónimo parece ter qualquer problema com esta classe trabalhadora, classe esta que é o «motor» da Baixa. O que seria do centro sem comerciantes? Mais adiante diz: «colegas seus». Como quem diz, não tenho nada a ver com esta gente, são colegas do Luís, por isso não deve ser coisa boa! E logo a seguir remata com «jeremiadas» e com «pobres» de forma irónica.
Sr. anónimo, não sou comerciante mas não gostei da forma como descreveu os «colegas» do Luís. Não acho correto desprezar e generalizar toda uma classe com base no comportamento de alguns, em relação ao mau estacionamento. O que interessa a profissão do prevaricador? interessa é multar, rebocar, seja o que for a quem viola a lei. Noto no seu comentário um certo desdém pelos comerciantes da Baixa. É a minha opinião e vale o que vale.
Marco Pinto

Coimbra


********************************************

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO E UMA RESPOSTA DADA...":


Não é desdém nenhum, nem meto tudo no mesmo saco. Mas isso das classes, não é o próprio sr. Luís Fernandes que se refere a todos os autarcas e representantes de Coimbra, assim, por grosso, e do outro lado diz ter razão de queixa toda a classe de comerciantes da Baixa? Pergunto: incluindo os que prevaricam?
A questão é que muitos dos problemas de abandono da Baixa pela população se devem à classe dos comerciantes. Desde logo, pela falta de modernização, depois, pela falta de união e participação activa no associativismo. É ou não verdade? Os bons comerciantes, que os há, na Baixa, incluindo os jovens, beneficiariam de um bom ambiente geral. A Câmara municipal tem obrigações, mas não pode fazer tudo. Ironicamente, acho que o estabelecimento do Sr. Luís Fernandes é um dos atraentes espaços comerciais e já aqui o tinha dito. Fossem todos como ele, e veríamos mais pessoas a calcorrear aquelas ruas e a entrar nos estabelecimentos. Neste caso particular do estacionamento, digo e repito que a culpa é, em grande parte, de muitos comerciantes. Arriscaria até dizer que são também esses que se queixam de que as pessoas não vão à Baixa, porque existem os centros comerciais. Não foi minha intenção ofender ninguém.

António

5 comentários:

Anónimo disse...

Não. Abusam, antes de mais, porque têm falta de civismo. Claro que a policia deve atuar contra quem prevarica, comete crimes, etc. Estou é farto da história de que a delinquência é culpa da sociedade, do Estado, da câmara, etc. Envergonhe-se quem abusa, sem meias tintas. Não foram colegas seus comerciantes os pioneiros do abuso? Não fazem muitos dessas ruelas e praças os seus estacionamentos particulares? Ora, é sobre eles que deve ser dirigida a sua indignação.Não é só jeremiadas sobre os pobres dos comerciantes da baixa.
Parece saber quem sou. Fica autorizado a colocar aqui o meu nome. Faça isso de vez, sr. Luis Fernandes.

Anónimo disse...

É irrelevante a origem do pecado. Se é preciso fazer cumprir a lei quem de direito tem de a fazer cumprir. Se a lei é injusta deve-se mudar. Não há terceira via.

Anónimo disse...

"É irrelevante a origem do pecado."? Isto está bonito, está...

Unknown disse...

Não é o assunto em questão que me fez comentar este post,foram estas afirmações:«Não foram colegas seus comerciantes...» e «Não é só jeremiadas sobre os pobres dos comerciantes »,o sr. anónimo parece ter qualquer problema com esta classe trabalhadora,classe esta que é o «motor» da baixa,o que seria do centro sem comerciantes? mas adiante,diz «colegas seus» como quem diz não tenho nada a ver com esta gente,são colegas do Luis por isso não deve ser coisa boa! e logo a seguir remata com «jeremiadas» e com «pobres» de forma irónica,Sr.anónimo não sou comerciante mas não gostei da forma como descreveu os «colegas» do Luis,não acho correta desprezar e generalizar toda uma classe,com base no comportamento de alguns,em relação ao mau estacionamento o que interessa a profissão do prevaricador? interessa é multar,rebocar,seja o que fôr,a quem viola a lei.Noto no seu comentário um certo desdém pelos comerciantes da baixa,é a minha opinião e vale o que vale.
Marco Pinto,Coimbra

Anónimo disse...

Não é desdém nenhum, nem meto tudo no mesmo saco. Mas isso das classes, não é o próprio sr. Luis Fernandes que se refere a todos os autarcas e representantes de Coimbra, assim, por grosso, e do outro lado diz ter razão de queixa toda a classe de comerciantes da baixa? Pergunto: incluindo os que prevaricam?
A questão é que muitos dos problemas de abandono da baixa pela população se devem à classe dos comerciantes. Desde logo, pela falta de modernização, depois, pela falta de união e participação activa no associativismo. É ou não verdade? Os bons comerciantes, que os há, na baixa, incluindo os jovens, beneficiariam de um bom ambiente geral. A Câmara municipal tem obrigações, mas não pode fazer tudo. Ironicamente, acho que o estabelecimento do Sr. Luis Fernandes é um dos atraentes espaços comerciais e já aqui o tinha dito. Fossem todos como ele, e veríamos mais pessoas a calcorrear aquelas ruas e a entrar nos estabelecimentos. Neste caso particular do estacionamento, digo e repito que a culpa é, em grande parte, de muitos comerciantes. Arriscaria até dizer que são também esses que se queixam de que as pessoas não vão à baixa, porque existem os centros comerciais. Não foi minha intenção ofender ninguém.

António