terça-feira, 7 de março de 2017

MORREU O JOÃO PEREIRA

Foto de Helena Fernandes.

(Dedico-lhe esta minha composição que fala da longa viagem)



Durante décadas foi um dos meus companheiros de jornada. O João Manuel Carvalho Pereira, morador na Rua do Clube, em Santa Clara, faleceu esta noite nos HUC, Hospitais da Universidade de Coimbra. Quis o destino que a morte o viesse buscar com apenas 61 anos de idade, mas, tanto quanto se julga saber, para além das doenças que contribuem para o fenecimento, não há explicação para os escolhidos para a longa viagem, na razão de terem sido os preferidos. Era meu amigo e deixa-me muita saudade. Ponto final e parágrafo.
Durante alguns anos foi cobrador da Casa dos Pobres e frequentador destes becos e ruelas que constituem a geografia da Baixa de Coimbra. Para quem o conheceu como eu, era um homem simples. E, exactamente por o ter sido sempre ao longo da vida, é precisamente por isso mesmo que lhe teço este humilde elogio fúnebre. Os importantes, aqueles que exerceram altos cargos institucionais, porque são bajulados em vida e até na morte, não precisam das minhas linhas em sua memória.
À Helena -a Lena como é conhecida-, a sua esposa, a sua companheira na longa travessia do deserto que é a vida, ao Hugo e ao Nuno, os seus dois filhos, e restante família, nesta hora de profundo pesar, em meu nome pessoal e também em representação da Baixa, um enorme abraço nesta hora de solidão. Até sempre, João! Descansa em paz!

Sem comentários: