sábado, 4 de fevereiro de 2017

EDITORIAL: (ESTE) PSD NÃO MERECE JAIME RAMOS

Jaime Ramos
(Imagem furtadita ao Notícias de Coimbra)




A notícia é de primeira página no Diário de Coimbra (DC): “Jaime Ramos é o nome do PSD para a Câmara de Coimbra”.
Continuando a citar o DC, “Jaime Ramos foi o nome apresentado como candidato a presidente da Câmara Municipal de Coimbra, num plenário que juntou mais de três dezenas de militantes concelhios do PSD”.
Depois de um processo a todos os níveis indecoroso por parte de Passos Coelho, secretário-geral do partido laranja, que, segundo a imprensa, quis impor Álvaro Amaro para Coimbra -e este a fazer um manguito e a preferir apostar no certo, como quem diz a Guarda onde já apresentou publicamente a sua recandidatura-, eis como por linhas tortas se chega direito ao objectivo.
Antes de prosseguir vou fazer uma ressalva: conheço mal Jaime Ramos, o outrora deputado à Assembleia da República e antigo Governador Civil de Coimbra. O que, sendo assim, me coloca numa total posição de independência no que vou escrever a seguir.
Se Coimbra não precisasse, como de pão para boca, de uma alternativa ao actual "mayor" da cidade, Manuel Machado, Jaime Ramos, por uma questão de dignidade, deveria mandar foder a ratificação da Comissão Política Concelhia e não aceitar a mais que certa indigitação. O problema é que, pelo interesse maior da cidade, pela necessidade, esta questão deixou de ser pessoal para ser de cidadania. Ramos, ao aceitar bater-se com o representante eleito pelo Partido Socialista -que, aliás e salvo melhor opinião, foi sempre uma das suas ambições políticas- corre o sério risco de vir a ser o próximo ocupante da cadeira do poder na Praça 8 de Maio.
Goste-se ou não da forma de ser de Ramos, tem de se reconhecer o seu valor pela obra feita em Miranda do Corvo. E também pela intrínseca defesa da reposição da linha férrea do Ramal da Lousã. Mesmo com tantos interesseiros do Metro, e pelo seu protagonismo, louve-se, soube sempre manter a mesma posição. Para quem o conhece melhor do que eu sabe que este médico de carreira é um pragmático. Pela sua forma de impor a sua vontade sobre o grupo, em discussões, chega a ser autoritário, algo incomodativo, mas tem de se lhe reconhecer o seu forte carisma de chefe.
Enquanto munícipe independente, espero que, de facto, seja Jaime Ramos o candidato pelo PSD à autarquia de Coimbra e que, sem ressentimentos pela forma como foi destratado pela cúpula de Lisboa, aceite pelo interesse de Coimbra. Pelo resvalar contínuo da política para a mediocridade, precisamos de bons candidatos no próximo pleito eleitoral que se aproxima.

Sem comentários: