quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

COMUNICAÇÃO DE UMA CONFERÊNCIA SOBRE O COMÉRCIO TRADICIONAL QUE CONVÉM LER






CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (CPPME)


José Brinquete
Secretário-Geral da CPPME 
Regional Workshop Small Retailers
21 de Fevereiro de 2017, Culturgest, Lisboa



Revitalização do Comércio Tradicional


Minhas senhoras e meus senhores:

Cabe-me falar da importância da “Revitalização do Comércio Tradicional” ou de proximidade, como também muitas vezes o designamos.

Nos últimos 30 anos assistimos a grandes mudanças:

I

Primeiro foi o aparecimento das grandes superfícies, que neste espaço de tempo não pararam de crescer, como enxames de abelhas, por todas as vilas e cidades do país. Sempre com privilégios na fiscalidade, nos horários de funcionamento, no estacionamento fácil e na capacidade de aquisição dos produtos.

Depois foi o aparecimento das lojas chinesas, mas com produtos de origem chinesa, indiana, paquistanesa, etc., com artigos a preços de baixo custo que as lojas nacionais muitas vezes não podiam suportar.

Mais recentemente surgiu a crise, esta crise provocada pelos desmandos do sistema financeiro, que conduziu milhares de portugueses ao desemprego, afectando profundamente o mercado interno.

Na verdade, a política de austeridade, de cortes nos salários e nas pensões, de aumento brutal de impostos, reduziu o poder de compra dos portugueses e levou milhares de micro e pequenas unidades comerciais ao encerramento e à falência.

Na generalidade das zonas comerciais das vilas e cidades, onde sempre estiveram o comércio e a restauração, foram retirados os serviços públicos e foi condicionado drasticamente o estacionamento e a mobilidade de uma forma geral.

A tudo isto, há que acrescentar as dificuldades de acesso ao crédito, com vista a modernização do negócio, todas as questões da fiscalidade, os preços proibitivos da energia eléctrica, a lei do arrendamento não-habitacional, que a CPPME designa como a lei dos despejos comerciais, e muitas outras questões que afectam igualmente a actividade comercial.

Qualquer vila ou cidade está completamente cercada por grandes superfícies comerciais e de lojas chinesas (só na Avenida da República, em Vila Nova de Gaia, já existiram mais de 30 lojas chinesas).

Acontece que, nas zonas históricas ou antigas de qualquer urbe, onde se situava, e ainda se situa, a maior parte do comércio tradicional, é, precisamente, onde está a memória de cada uma dessas populações.

Daí afirmarmos que matar o comércio tradicional é, ao mesmo tempo, matar a memória desses espaços urbanos.

II

O quadro atrás referido, é suficientemente demonstrativo da profunda crise por que está a passar o comércio tradicional.

Não há nada a saber! As políticas económicas, implementadas nestas três décadas, levaram ao abuso de «poder dominante» e de «abuso de dependência económica» por parte das grandes empresas e oligopólios sobre as PME, apesar de ilegais e ilegítimas face à lei da concorrência..

Podíamos referir ainda: as condições do crédito às MPME; as Agências de Viagens que passaram para as mãos das Companhias de Seguros. Ou, a asfixia das pequenas empresas dos sectores funerário, de oficinas de reparação, de empresas de reboque, etc.

Para já não falar da predação das grandes empresas de energia e combustíveis sobre as PME, ou as gravosas condições impostas pelas grandes cadeias de distribuição de vestuário (Grupo Inditex/Zara por exemplo) sobre a sua rede de PME subcontratadas, entre outros exemplos que aqui poderiam ser dados.
Deve dizer-se que as zonas históricas ou antigas ainda há décadas fervilhavam de intensa actividade comercial. Aliás o comércio terá sido algumas vezes o embrião desses próprios centros.

Hoje, na maioria das urbes, essa intensa vida comercial deixou de existir ou apresenta-se decadente. Muitos apontam a pequena dimensão, a pouca diversidade da oferta, a não adaptação de horários, a não adesão a formas de comércio electrónico ou, até, a vetustez dos equipamentos como causa dessa decadência. Há naturalmente alguma razão nisto tudo. Mas essa razão não explica tudo.

Como explicar que o comércio de proximidade, no geral desenhado na urbe, à escala humana, deixe de integrar a vida urbana? Que alternativa ou alternativas foram oferecidas?

Duma coisa temos a certeza, sem comércio e serviços não há cidade nos espaços históricos e em novas centralidades, que as dinâmicas e o crescimento da urbe sempre criaram. E, para desatar este o nó cego, a mobilidade urbana (do cidadão, da viatura e do estacionamento) é um dos aspectos vitais.

A maior parte das grandes superfícies incluem parqueamento, restauração e diversão. Constituem-se como pólos alternativos à cidade histórica e às novas urbanizações, estas quase sempre sem planificação adequada.

Que fique claro, na Confederação não diabolizamos as grandes superfícies, mas também não se podem matar os centros históricos. Há que lhe dar uso e serão sempre incompletos sem o comércio.

III

O que fazer, então?

O planeamento urbanístico pode, e deve, definir as regras de ocupação do território que, a ser cumpridas, impediriam muitas das grandes superfícies. Sobretudo, aquelas que estão a mais!.

Depois, é essencial revitalizar os centros históricos, investindo na regeneração urbana.

Então que políticas de regeneração?

1 -A nosso ver, através de direcção municipal, participada, discutida com as populações, com os agentes sociais, económicos e culturais. Depois, políticas de manutenção de emprego, de espaço urbano ocupado, durante todo o dia, por aqueles que lá residem mas também por aqueles que lá trabalham. Voltar a instalar serviços públicos que empregam e mobilizam milhares de pessoas para os centros das Vilas e Cidades.

2 -Modernizar velhas estruturas locais, sejam elas o mercado, a escola, o jardim de infância, o lar de terceira idade, o teatro, o museu ou as colectividades. Criar novas actividades, onde as indústrias criativas poderão ter um importante papel – na animação, no entretenimento, na cultura e até nos desporto.

3 -Na manutenção da habitação e dos habitantes, procurando mesclar a actual maioria de população envelhecida com novos habitantes, que serão os novos utilizadores de todos os equipamentos e actividades antes referidas.

4 -E claro, políticas de apoio ao comércio de proximidade no acesso ao crédito, no arrendamento comercial, na redução dos impostos e das taxas, na baixa dos custos fixos e de contexto, na mobilidade (que como dissemos atrás é crucial), no combate à concorrência desleal fazendo funcionar a autoridade da concorrência, na melhoria do poder de compra dos portugueses, entre muitas outras medidas.

IV

Minhas senhoras e meus senhores!

Colocadas algumas questões que nos parecem centrais para a abordagem desta matéria “Revitalização do Comércio Tradicional”, gostaríamos de dizer, por fim, que estamos disponíveis para continuar a procurar as melhores soluções para a resolução dos constrangimentos aqui recenseados e outros que vierem a considerar-se importantes.

Muito obrigado pela atenção dispensada!

José Brinquete
Secretário-Geral da CPPME

Sem comentários: