terça-feira, 31 de janeiro de 2017

QUE DESTINO VAI SER DADO AO ANTIGO BESCL?

´




Precisamente há um mês encerrou o antigo BESCL, depois BES e recentemente NOVO BANCO, na esquina que faz frente para a Praça 8 de Maio e Rua Visconde da Luz.
Se até aqui pouco trago de novo, já se escrever que este prédio, pela localização privilegiada e pela área disponível, constitui um importantíssimo legado que, como motor de desenvolvimento e valor acrescentado, pode ser fundamental o seu destino para a Baixa.
O edifício é propriedade de A Previdência Portuguesa. Como sou associado desta instituição quase centenária, numa Assembleia Geral decorrida em Dezembro, último, pelo presidente do Conselho de Administração, foi dito que já havia três candidatos ao arrendamento do imóvel, e mais não foi acrescentado.
Ora, enquanto associado da vetusta agremiação, munícipe e comerciante com interesse no desenvolvimento do Centro Histórico, considero ter direito dobrado sobre o que vai acontecer ao uso deste prédio. Em conformidade, defendo que A Previdência Portuguesa, tendo a sua sede na Baixa e sendo uma instituição de interesse público, o conselho administrativo, muito para além do rendimento que as instalações possam gerar, tem obrigação de harmonizar o seu objecto com o progresso desta zona velha.
Por outro lado, o executivo municipal, enquanto representante dos cidadãos conimbricenses e da evolução da Baixa, porquanto meio de influência, tem obrigação de interceder junto da direcção de A Previdência Portuguesa. Bem sabemos que a Câmara Municipal, para além de induzir, pouco pode fazer. No entanto, embora a lei não lhe dê cobertura plena para intervir também não impede que actue na prossecução dos interesses em causa. Por conseguinte, como tem sido feito ao longo das últimas décadas, não pode, nem deve, lavar as mãos como Pilatos e alhear-se deste assunto.
Vale a pena pensar nisto?

Sem comentários: