segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

ACERVO DO SPORTING NACIONAL SALVAGUARDADO





Num relevante gesto de cidadania, Sérgio da Assunção Ferreira, proprietário do Snack-bar Padaria Popular, com sede no Largo da Freiria, ofereceu gratuitamente à Câmara Municipal de Coimbra o acervo do desaparecido Sporting Nacional, prestigiada colectividade da Baixa de Coimbra, fundada em 1919, e sem actividade há mais de uma década.
Por o edifício do histórico clube cultural da cidade fazer paredes-meias com o seu estabelecimento, há cerca de um mês o nosso amigo comum adquiriu o prédio em acentuado estado de degradação. Naturalmente que, devido ao abandono por parte dos associados da popular agremiação, o espólio, constituído por fotografias, documentos, troféus e porta-estandarte, encontra-se em mau-estado. No entanto, é de crer que, mesmo assim, será possível não apagar a memória de um centro cultural tão importante para a Baixa como foi o Sporting Nacional.
Um exemplo a seguir pela comunidade, este, de Sérgio Ferreira. Uma grande salva de palmas pela sua sensibilidade na preservação de tudo o que possa engrandecer a zona histórica. Não é de mais salientar a responsabilidade individual de cada cidadão na salvaguarda do passado da cidade. Sem esta colaboração imprescindível, imperativa e necessária, a urbe fica amputada de uma grande parte de momentos que marcaram um tempo e a vida de muitos de nós.

CÂMARA RESPONDE AFIRMATIVAMENTE

Ao documento exarado por Sérgio Ferreira ao Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, o empresário já recebeu hoje resposta afirmativa de que, muito em breve, uma comitiva oficial fará uma deslocação ao velho clube e aferirá do destino a dar ao que resta do Sporting Nacional.
Por saber que os serviços municipais estiveram bem e que estão atentos a manifestações culturais dos seus munícipes também merecem uma salva de palmas. É bom saber que, futuramente, não se repetirá o que aconteceu com a Cicade, a última fábrica de barros de Coimbra, cujos moldes antiquíssimos foram destruídos à marretada.

Sem comentários: