terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A BAIXA VISTA DA MINHA JANELA : UMA CIDADE LIXADA (1)






ESCRITO A QUATRO MÃOS.
POR MÁRCIO RAMOS E LUÍS FERNANDES


Embora as festas ainda não tenham acabado e se prolonguem ate ao Dia de Reis, sendo neste dia que em Espanha se trocam prendas, na nossa cidade, nesta data, já terão acabado, as festividades, por assim dizer. Por conseguinte, é tempo de fazer um balanço e apontar algumas criticas, para uns, positivas, para outros bota-abaixistas:
Comecemos pelo Natal. O titulo “LUZES SOBRE A BAIXA DE COIMBRA” até poderia fazer sentido se, de facto, a Baixa, no seu todo, fosse mesmo iluminada. Tendo em conta a área geográfica que foi contemplada, este titulo é desproporcionado. Só três ruas e uns largos, poucos, foram bafejados pela divina luz. O coração, o núcleo do Centro Histórico, ficou sem ornamentações e manteve-se nesta quadra com a mesma tristeza dos restantes dias do ano. Não entendemos a razão de, por um lado, a Câmara Municipal de Coimbra não alargar as luzes pelo menos a toda a Baixa -já que a restante cidade também pode reivindicar o mesmo-, por outro, não termos lido uma palavra da APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a fazer pressão sobre a edilidade para fazer melhor. Está sempre tudo bem? O sucesso é extensível a todos? É certo que o dinheiro, elencado no Orçamento, provém dos cofres da Câmara Municipal, mas também é correcto afirmar que quem paga a factura são os contribuintes. Por isso mesmo, não temos, todos, de permanecer de cócoras a agradecer os feitos como se fosse um gesto benemérito provindo de uma entidade privada.
Lembramos que até 2001 os enfeites natalícios eram pagos pelos comerciantes. Sem dúvida que eram outros tempos de vacas gordas -hoje, ressalva-se, se não fosse a edilidade, quase garantimos, não haveria uma única rua iluminada-, mas, enquanto munícipes, sentimo-nos na obrigação de aflorar o assunto, sobretudo, porque, talvez pela concorrência entre lojistas, havia outro cuidado mais esmerado. Queremos dizer, portanto, que hoje o que se faz é uma amostra singela dessa época.

LUZES NA RIBALTA E SOM NO SILÊNCIO

Uma boa iniciativa, sem dúvida, foi a de alguns comerciantes, quer nas Ruas Visconde da Luz/Ferreira Borges e da Louça, terem colocado uma carpete vermelha. Por que não para o ano a APBC fomentar este conceito para todas as ruas da Baixa? Será mais apelativo e eficaz que os vasos que foram distribuídos este ano e que mal se viram. Em desfavor, como ponto negativo, aponta-se a música ambiente distribuída pelas artérias principais. Com falhas repetidas na emissão, onde o silêncio foi o ruído mais sentido, pergunta-se, para o ano os investidores em publicidade, que suportam a ideia, irão manter os contratos?
Mas isto, por si só, não implica que na chamada “baixinha”, a área que engloba ruas estreitas, não possa haver alegorias. Por esse Portugal fora, nesta quadra, vemos eventos de todo o género e feitio como, por exemplo, a árvore de Natal mais alta, a aldeia de Natal, aldeia do Pai Natal, presépios vivos. Só em Coimbra não há inovação, é mais do mesmo para pior. Acho que é aqui que, seguindo os passos de Óbidos, no futuro, se pode melhorar. Temos uma “baixinha” que, devido à sua estrutura medieval, pode ser muito bem engalanada e realizar algo diferente das demais. Copiar ipsis verbis nem pensar. Ou dito de outra maneira, a fazer copianço, que tivesse um toque de originalidade. Por estes becos e vielas, entre uma ideia e muitas outras, talvez se pudesse recriar a Sagrada Família a tentar arranjar abrigo, claro está, com a ajuda de grupos teatrais da cidade ou da periferia. Quem sabe, recriar a envolvência com soldados romanos com os judeus e, sei lá, uma feira antiga e convidando os lojistas a participar. Nos largos, podia haver pequenas barracas para venda de artesanato, doçaria e cozinha regional. Para os mais novos e também com recurso a grupos cénicos -e até com a envolvência de residentes-, poder-se-iam fazer representações de jogos tradicionais e profissões em desaparecimento.
São estes eventos que trazem público, mas um público disposto a gastar dinheiro nos torresmos e na boa chanfana e outros pitéus pantagruélicos que só detêm o paladar se for ao ar livre. E aqui é que bate a diferença, como se convida a despender uns cobres, é um INVESTIMENTO.
Contrariamente a este conceito económico, afirmar que na noite de Fim-de-Ano estiveram 100 mil pessoas na Baixa quer dizer o quê? Este, provável, número de visitantes, para além de alguma hotelaria, trouxe mais valias para a zona velha? É preciso tomar atenção que a Câmara Municipal ao aplicar verbas em festas públicas, por obrigação de função administrativa, deve ser abrangente e olhar o todo -como quem diz todos os operadores e público em geral- e não apenas uma classe de profissionais, os donos dos hotéis e similares, assim como visar os munícipes que se deslocam apenas nesta noite e só voltarão para o ano.
Dá impressão que, à custa do erário público, o que se procura é fazer festa em proximidade de eleições autárquicas. O que a Baixa precisa não é nada deste circo urbano. Fazer este género de festividades, sem rasgo, sem visualizar o futuro de uma cidade, sem ambição política de estadista, é manter o situacionismo, é gastar dinheiro escasso, que se esvai em fogo de artifício. É preciso aproveitar, com retorno -sublinhamos, com retorno-, o que de Coimbra tem de melhor e mostrar isso a quem a visita. O que é necessário é olhar para o horizonte e não para o chão, como se continua a fazer. Precisamos de ideias vanguardistas a muitas décadas e pouco de planinhos para uma noite breve. É óbvio que o povo adora. Este povo que lavra no rio, com uma visão egoísta e imediatista, quer encher a barriguinha de alegria sem gastar um cêntimo.
Acreditamos que a Baixa não esta morta, apenas em coma profundo, adormecida, à espera que surja um líder visionário -talvez um Dom Sebastião saído da bruma-, que consiga congregar esta massa humana num projecto público de bem-comum e para a fazer acordar desta letargia.

UMA CIDADE LIXADA

Como já é costume, em jornalismo de caserna, Coimbra passa nas televisões sempre pelos piores motivos. Os canais generalistas, sobretudo, fazem da cidade uma espécie de tubo de ensaio, mas sempre tendo como objecto as suas negativas intenções pré-concebidas. Desta vez, nesta quadra de Ano Novo, na SIC, passou o estado lastimoso de uma urbe prenhe de lixo até às orelhas. Como se sabe, entre sexta e ontem, segunda-feira, decorreu uma greve dos trabalhadores da recolha de lixo da Câmara Municipal de Coimbra.
Análise sobre os custos e proveitos desta paralisação pouco se sabe. A autarquia, pela voz do vereador Carlos Cidade, fixando-se no diminuto número dos grevistas que aderiram, chuta para canto. Do outro lado, o STAL, Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, a fazer fífias na sua grande área, empata a bola e empola os números dos que fizeram um manguito à cidade. No meio destes dois contendores está o mexilhão, os munícipes que, pagando antecipadamente um serviço que não é realizado, que olha para isto tudo com a mesma tromba do meu Silvano -é o meu jumento, não sei se conhecem. E não se questionam para além da nuvem. Ou seja, por um lado, numa escandaleira que um dia há-de rebentar -não se sabe quando, que a coisa está para durar-, um grupo de uma centena de pessoas, não dando valor ao bem-trabalho que lhes é proporcionado e que tantos outros gostariam de estar no seu lugar, goza com a cidade. Do outro, uma entidade manifestamente de esquerda, sem equilíbrio e respeito por aqueles que pensam de modo diferente, e que não está na disposição de afrontar um grupo que lesa notoriamente os interesses colectivos de mais, muito mais, de 100 mil pessoas. De certo modo até se entende esta posição de apatia. Não fazendo nada, é tudo lucro. Ganha-se logo a montante ao não provocar os “camaradas”. A seguir, a jusante, poupa-se no gasóleo. Depois vem a poupança no desgaste das viaturas. E mais ainda, poupam-se quatro dias de salários. O meu Silvano, que gosta muito de malhar, farta-se de rir com isto tudo. Por acaso é burro assumido, se ele tivesse um pingo de inteligência, mais que certo, perguntaria quando é que a lei da greve vai ser revista. Embora não se esperem grandes tiradas do meu jumento, digo eu, até poderia interrogar se os serviços mínimos foram cumpridos. O raio da besta, com cara de asno e focinho de muar, continua a sorrir. Raios o partam! Filho de um grandessíssímo jerico!

UMA PISCADELA ÀS REIVINDICAÇÕES DOS GREVISTAS

(Por favor não se benza, que Deus não é para aqui chamado)


Para aferir a balança, vamos lá espreitar as reclamações dos trabalhadores da recolha de lixo da autarquia de Coimbra. Citando o Diário de Coimbra (DC), “Fazemos um balanço muito positivo” dos quatro dias de greve, disse Aníbal Martins (da direcção regional de Coimbra do STAL), ao sublinhar que a adesão foi de 95% no primeiro turno de trabalho, na sexta-feira,, entre as 8h30 e as 16h30, mas atingiu os 100% no sábado e ontem (segunda). (…) o STAL explica que os trabalhadores reclamam o pagamento de 3,5 horas semanais “feitas a mais” durante seis anos (desde 2007 a 2012 e o gozo de dias de folga “acumulados desde 2004 e que a Câmara “insiste em reter, não lhe reconhecendo o legítimo direito” (alegadamente, diz-se, que o Tribunal Administrativo teria dado razão à edilidade).
Continuando a citar o DC e as declarações do STAL, “o sindicato exige ainda a manutenção do serviço público de resíduos urbanos e a “contratação de mais trabalhadores e aquisição de viaturas e equipamento de trabalho”, o direito à marcação de férias “de forma igual para todos os trabalhadores” e manifesta-se contra “a diminuição do número de dias de férias para os trabalhadores por turnos. A greve, que terminou à meia-noite de ontem, foi ainda justificada pela exigência de melhores condições de higiene e segurança no local de trabalho, melhor e mais fardamento, melhores balneários e consequentes meios de apoio à laboração daqueles serviços camarários”.

Sem comentários: