segunda-feira, 15 de agosto de 2016

BAIXA: A APBC E O DEJÁ VÚ

(IMAGEM DA WEB)




Na última sexta-feira, o jornal Público, pela pena do jornalista Camilo Soldado, noticiava que a APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, vai implementar um mapa de estacionamentos para dinamizar a Baixa e um plano em que os comerciantes vão dar senhas de estacionamento aos seus clientes de modo a que estes tenham uma hora gratuita para fazerem compras.
Ora vamos lá por partes, primeiro, o facto de se apresentar um mapa de estacionamentos disponíveis, teoricamente, pode ser uma boa iniciativa. Ou seja, se é certo que vai identificar os sítios disponíveis, também é certo que os parques privados já são mostrados nos mapas distribuídos pelo posto de Turismo. Isto é, não traz nada de novo, a não ser substituir os donos dos parques privados na publicidade que deveria ser sua, e é chover no molhado.
Eu gostava era de ouvir, ou ler, a direcção da APBC a reivindicar, com voz grossa junto da Câmara Municipal de Coimbra, áreas gratuitas dentro da malha urbana. Ou que todo o espaço público vigiado com parquímetros tivesse um custo de dez cêntimos na primeira hora, para permitir que qualquer visitante pudesse fazer compras e tratar de um assunto rápido na Loja do Cidadão, por exemplo.
Gostava de ver também a APBC a reivindicar que, de uma vez por todas, se clarificasse o estacionamento ao Sábado. No tempo do “defunto” PSD -que Deus tenha em boa guarda e que só na cor era diferente deste executivo PS-, foi anunciado que o estacionamento no penúltimo dia da semana seria gratuito. Acontece que nunca programaram os parquímetros -parece-me que é da responsabilidade dos SMTUC, Serviços Municipais de Transportes Urbanos. Então uns pagavam outros não. Para piorar a confusão, a Polícia Municipal algumas vezes aplicou multas a quem não pagou.
É evidente que a APBC não está em condições de reivindicar nada à autarquia. Em aforismo, diz o povo que não se morde a mão que estende o pão. E, como sempre aconteceu, para o bem e para o mal -mais em baixo explico os conceitos-, a edilidade é que estende a manta à agência para esta se poder deitar e dormir aconchegada, e apresentar trabalho junto dos cerca de sete dezenas de associados. Assim vamos alguma vez a algum lado? Pode ser que sim...

E PORQUE É QUE OS COMERCIANTES NÃO ADORMECEM COM A CANÇÃO DE EMBALAR?

A medida agora publicitada pelo jornal Público, desta direcção da APBC, como sendo uma ideia inovadora, já foi apresentada há mais de meia dúzia de anos pela anterior gerência desta entidade de promoção e festas para a Baixa de Coimbra e nunca funcionou. E como se fosse o meu neto a interrogar ao telefone: e porque é que não funcionou? E eu, como um avô distante por milhares de quilómetros, responderia: meu neto, querido, qualquer medida, seja lei, regulamento ou costume, só se consegue implantar se tiver acoplada uma imanente carga de justeza. Se for injusta, demore pouco ou alguns anos, acabará por nunca ser implementada, nunca funcionará e será revogada pelo tempo. Por outras palavras, meu adorado netinho, os comerciantes desde há mais de década e meia que vivem na “red line”, linha vermelha. Quero dizer que as margens de comercialização, o lucro, tem vindo a diminuir. Por outro lado, os custos operacionais, obrigatórios para a realização do negócio, todos os anos aumentam exponencialmente. Quero dizer-te, meu pequenino, que os comerciantes -salvo excepções porque as há- estão exangues, sem sangue, exauridos, esgotados, sem fôlego. Bem sei que perguntas se cinquenta e cinco cêntimos, que é o custo do pagamento da primeira hora, não é uma parcela ínfima? É sim! O problema é, por um lado, o anátema do custo/obrigação, no sentido de que é injusto. Por outro, é como pedir a um comatoso, que está mais para lá que para cá, que cante o Vira de Coimbra.

O TEMPO DO FAZ DE CONTA

Já há muito tempo que tudo o que diga respeito à Baixa -e não é só de agora, embora continue com tendência para se agravar- que o que interessa é (a)parecer. O ser, o mostrar de facto trabalho que desenvolva o comércio, isso é assunto que fica adiado -para ser honesto, também não vejo qualquer motivação nos profissionais de comércio para alterar seja o que for. O que importa é que a Baixa seja notícia nos jornais -desde que não seja por crime. E então se for circo, venha lá que o povo adora e os jornais diários dão uma mãozinha. Tudo é noticiado como belo, bem cheiroso e muito bem sucedido. Caiu-se no facilitismo de qualquer acto, mesmo idiota e com cheiro a refugado, ou completamente vazio de conteúdo, aparecer como uma nova descoberta. Estamos atolados em política -não a da polis, mas numa espécie de acção orquestrada, que nos surge sem rede de contraditório, como uma bonita embalagem em papel multicolor carregada de nada, e em que é ovacionada por todos, essencialmente os que estão de fora e assistem à passagem da banda. Como há vários interessados que (sobre)vivem do propalado bem-sucedido, o que conta é arte do convencimento de que estamos em face de um grande espectáculo. Perdeu-se completamente a vergonha e a massa crítica. É tudo em perdendo. Como afirmar que o rei vai nu implica coragem -que não há, porque dá aborrecimentos e fecha portas-, estamos a lavrar no terreno fértil em que a hipocrisia alastra e campeia. Um exemplo do que afirmo? O Museu Temporário da Memória. Esta iniciativa foi apresentada como um truque de magia. Uma ideia genial que não passa de um pouco de nada. Um barracão velho, com alguns artefactos e fotografias sem identificação, que só dá para salientar o lado decrépito e abandonado da Baixa. Se essa era mesmo a ideia, confesso, está muito bem conseguida. Na primeira fase, até 4 de Julho, esteve quase sempre encerrado. Foram muitos os visitantes que, tomados pela curiosidade despoletada pelos jornais, chegavam à Rua Velha e davam com o nariz na porta.
É muito provável que não consiga disfarçar o meu azedume para com os organizadores deste pseudo-museu, mas quem não se sente não é filho de boa gente. Fui enganado de forma pouco ortodoxa, para não dizer de forma acriançada. Começaram por me convidar a participar. Anuí. Apresentei a ideia de com as muitas dezenas de fotos de pessoas “diferentes” que detenho neste blogue, que passaram e continuam a calcorrear as pedras milenares do centro Histórico, se fazer uma exposição. De quatro dezenas que enviei, escolheram uma vintena. Foi combinado que a cada fotografia caberia uma resenha da sua história de vida. Concordaram que seria assim. Durante um dia, quase sem fazer mais nada, estive a concluir o trabalho.
Fui visitar a exposição no dia a seguir à inauguração e verifiquei que o combinado não estava a ser cumprido. No chão estavam meia dúzia de folhas dobradas em papel reciclado onde se contava quem eram os “Rostos Nossos (Des)conhecidos”. Como não tinham número não era possível saber a quem pertencia o arrazoado. Chamei a atenção para o facto à direcção do “museu”. Foi-me dito que em seguida iria ser concluído. Não houvera tempo para fazer melhor, disseram-me. Nunca cumpriram. Escrevi um texto, parti a louça, e distribui-o até onde a Internet nos leva, incluindo a Universidade, que é a entidade que paga os gastos. O link colocado na página do Museu Temporário da Memória desapareceu em seguida. Compreende-se. Um aborrecimento, pode lá ser uma coisa destas? Um sucesso enorme e aparecer um parvo qualquer a manchar o brilho celeste.
Já passaram quase dois meses e as fotos lá continuam perdidas sem qualquer comentário. Para além disso, como era de prever, na menção distribuída de agradecimentos a todos os colaboradores não consta o meu nome. E onde está admiração? É lógico, quem diz a verdade, como no tempo da Idade Média e princípio da Idade Moderna, é colocado no Index. Para esta gente, o Sol é que gira em torno da Terra, quem afirmar o contrário, no mínimo, é condenado ao obscurantismo.
Resta uma pergunta: pessoas sem memória, sem palavra e sem compromisso, podem estar à frente de um espaço onde se procura revitalizar a memória colectiva?

MAS CONTINUANDO...

Continua-se a insistir nas denominadas “Noites Brancas”. Na última, chamada de temática e onde foram apresentados os “djs”, em 29 de Julho, estiveram abertas 14 lojas comerciais. Num evento, aparentemente destinado à revitalização do comércio tradicional, faz sentido continuar a gastar energias e dinheiro público quando os membros, os comerciantes, se desligam completamente?
Faz sentido sim, ou melhor, deve fazer. A não ser assim, como justificar os 35 mil euros atribuídos pela Câmara Municipal de Coimbra, na semana passada? Não era mais limpo, de uma vez por todas, juntando todas as festas e festinhas que se realizam na cidade, a edilidade criar um departamento de eventos ligado ao pelouro da Cultura?
Tem lógica continuarmos neste situacionismo? Sim, sobretudo pela hotelaria, que é quem beneficia das “noites brancas”. Mas a ser assim, de uma vez por todas, mostre-se se falamos de carne ou peixe, já que o presente é uma confusão, elabore-se novos estatutos da APBC. Vejamos o seu objecto:


“1 -A Agência tem como objecto social a promoção e modernização da zona da baixa de Coimbra, visando a requalificação daquela zona e o desenvolvimento da gestão unitária e integrada de serviços de interesse comum;
2 -Para a prossecução do seu objecto social a Agência propõe-se realizar, entre outras, as seguintes actividades:

a) Realizar e gerir um plano de marketing e comunicação;
b) Promover e publicitar o conjunto comercial;
c) Definição dos horários dos estabelecimentos;
d) Promover a uniformização da época de campanha comerciais;
e) Garantir a animação da baixa;
f) Fazer estudos de mercado e estudar os hábitos de compra;
g) Editar um boletim informativo;
h) Instalar postos de informação aos consumidores.”

Depois de ler o doutrinado nos estatutos da APBC, o que inferimos? No meu entender e salvo melhor opinião, dá para ver que, em face das 8 alíneas do articulado –ainda que seja pouco claro e muito dúbio- e pelo costume, visando o labor comercial, surge uma interrogação: afinal o que é a APBC? É uma agência de desenvolvimento que visa promover e modernizar a zona baixa de Coimbra –que é o ratificado no “Objecto” do “Artigo primeiro”- ou é uma agência que visa acompanhar o desenvolvimento da actividade comercial?
A resposta não será tão óbvia quanto parece. Perante o “Artigo primeiro” é conclusiva. Mas acontece que pelas actividades descritas, e pelo que tem sido desenvolvido nos últimos anos, o seu campo de acção é inconclusiva e visará o segundo, o comércio. Então, chegados aqui, somos obrigados a perguntar e o que é que vale mais, a primeira ou a segunda questão? Ou é preciso clarificar o seu campo de acção, sobretudo com o desaparecimento da ACIC, Associação Comercial e Industrial de Coimbra, que foi o útero onde foi gerada a APBC?

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