terça-feira, 14 de junho de 2016

UM ROTEIRO COMERCIAL MUITO IMPORTANTE PARA A BAIXA




Na presença de três comerciantes, na passada quinta-feira, pelas 20h00, na tenda SIN - Startup Incubation Network da Feira Cultural de Coimbra, no Parque Dr. Manuel Braga, em colaboração com a APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, realizou-se a apresentação de um roteiro comercial pela INOVGEO, uma empresa ligada às novas ferramentas digitais.
“A ideia da rota é poder divulgar gratuitamente todo o tecido comercial da Baixa de Coimbra sendo para tal fundamental a colaboração de todos os comerciantes facultando a esta empresa um pequeno texto de apresentação do seu negócio com os seguintes elementos: Nome do estabelecimento, morada e ramo de negócio. Esta informação poderá ser enviada para a A equipa Inovgeo através do e-mail inovgeo@inovgeo.pt.”

MAS O QUE É ISTO? QUANTO CUSTA AO COMERCIANTE?

Este interessante projecto ligando o comércio à monumentalidade tem toda a razão de ser. O comércio, com as poucas lojas antigas ainda existentes e outras mais recentes que marcam o tecido citadino, é uma riqueza, estática e inaproveitada, que urge englobar na área do turismo.
A INOVGEO recorre a plataformas informáticas, criação de rotas de raiz, com marcação por GPS, indicando locais específicos de passagem consoante a temática e pontos de interesse com informação detalhada e, sempre que possível, com textos de autores conhecidos ou mais relevantes. O mais curioso é que a adesão de comerciantes a este plano é sem custos e completamente gratuita. Basta apenas inscrever-se na empresa.
Não é a primeira vez que se tenta englobar o comércio em roteiros turísticos na cidade. Embora diferenciado -já que o que vou falar a seguir pretendia trabalhar directamente com grupos de turistas seniores em visita às lojas-, há cerca de dois anos foi tentado pela Aposénior, Universidade Sénior de Coimbra, com sede no Convento de Santa Clara-a-Nova e que abarcava monumentalidade e comércio –o denominado Roteiro Monástico de Coimbra. Actualmente e na aparência, esta ideia encontra-se em banho-maria já que o seu principal mentor, Diogo Teixeira Dias, enveredou por outro futuro e ligado à vida militar.

AS BOAS-VINDAS PARA QUEM NÃO FOI

Vitor Marques, presidente da APBC, começou por agradecer ao INOVGEO a disponibilidade e deu as boas-vindas a três comerciantes e a mais uma meia-dúzia de estudantes universitários de arquitectura, envolvidos no novo projecto “Há Baixa” –que tem na sua génese a contribuição para a reabilitação de alguns espaços habitacionais e comerciais no Centro Histórico. De salientar que, por parte da APBC, houve escassa informação e divulgação deste evento. A agência difundiu o acontecimento no próprio dia. Ressalvo também que tendo em conta anteriores iniciativas, se calhar, se tivesse sido antes anunciada o mais certo é que o número de presenças fosse igual.

O PROBLEMA DOS JORNAIS

Sem pretender apontar culpas directas, estamos a assistir diariamente a um apagão nas notícias em jornais locais de eventos na cidade –lembremos a última realização da Feira de Artesanato Urbano, que mudou de lugar e, antes do facto acontecer, não houve uma palavra escrita na imprensa. É claro que é preciso identificar a causa. Ou seja, os jornais não noticiam por falta de meios ou por não lhes ter sido facultada a informação? Responda quem estiver credenciado.

FALA INOVGEO

O representante da INOVGEO começou por explicar que quer ser um parceiro activo no desenvolvimento e recuperação da Baixa de Coimbra. Disse também que a sua aplicação informática não pretende ser apenas mais uma no universo turístico mas uma ferramenta diferente do existente. Esta rota pretende ser um incentivo à economia da Baixa. Tem na sua base levar mais turistas a zonas menos visitadas e dar visibilidade aos produtos endógenos. Os sectores abrangidos são o património, cafés e restaurantes e estabelecimentos comerciais.
Proximamente irá ser criada a Rota da Mouraria, com percurso pelas tasquinhas da Alta, e a Rota da UNESCO, virada para o património classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Também a Rota da Natureza está na forja da INOVGEO –actualmente não existe uma única na zona centro, enfatizou o apresentador.
A utilização é muito simples. O mapa segue o utilizador e actua como guia, não restringindo a visita, até chegar à rota a aplicação indica-lhe o caminho para alcançar.
O que se pretende dos comerciantes é que, essencialmente, seja concedida à INOVGEO a comunicação de dados relativos aos estabelecimentos. Evidentemente, complementados com a sua história e a sua missão comercial.






1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde
Essa reunião deve ter sido igual à apresentação de contas é feita quando todos os comerciantes trabalham !! Democracia