sexta-feira, 24 de junho de 2016

BAIXA: ... E CHAVES AQUI TÃO PERTO





No Largo das Ameias e com entrada pela Rua Adelino Veiga, abriu hoje “A Loja dos Pastéis de Chaves”.
Num espaço carregado de história onde, durante décadas e até finais de 1990, funcionou a loja de ferragens Viúva Alves Vieira, a seguir a loja de atoalhados Casa Sousa –que encerrou em finais de 2014- e depois o restaurante “Ameias”, que, alegadamente, por questões de saúde do proprietário, teve de claudicar precocemente, o novo estabelecimento “A Loja dos Pastéis de Chaves” assenta ali que nem ginjas e concorre para o renascimento da zona. Com uma decoração leve, onde predomina a madeira, e as cores vivas e frescas marcam presença, esta nova catedral pantagruélica promete dar que falar e de comer a quem gostar de algo diferente.
Em sistema de franchising, para além das excelentes guloseimas –provei e recomendo-, são servidas saladas, pequenas refeições e sandes especiais à moda da sub-região do Alto Tâmega.
É um investimento de Fernando Moura –um nosso vizinho que sempre esteve ligado à iniciativa privada com provas dadas e que, fazendo do risco uma aventura, gosta de contribuir para o desenvolvimento da cidade, e do país. Até há pouco ligado à área da desinfestação, confessa-me que não percebe muito de hotelaria mas estando assessorado como está com Mário Jesus não tem qualquer receio de abrir aqui ou em qualquer outro lugar. O Mário, o gerente deste novo empreendimento, é um profissional que trata por tu a hotelaria -por que o conheço há muitos anos, corroboro as palavras do patrão Fernando Moura.
Para já foram criados seis postos de trabalho mas, se tudo correr, espera-se colocar mais funcionários. De segunda a Domingo –ou seja, todos os dias sem encerrar- o horário de abertura é às 08h00 e o fecho às 22h00.
Muita felicidade para esta nova empresa. A sorte que lhe desejamos é a que ambicionamos para nós. A Baixa precisa de estabilidade empresarial. Ficamos todos a torcer pelo seu sucesso.

UMA REVOLUÇÃO A MEIAS




Para quem se recorda do visual do Largo das Ameias, nos últimos anos, com aquela vitrina de “A Regional” a servir de “espanta visitantes”, concordará que as alterações agora realizadas vieram trazer uma dignidade há muito perdida a este primoroso lugar. Por outro lado, o futuro há-de mostrar que até para a prostituição ali praticada a céu-aberto será bom. Ficamos todos a ganhar. Com esta abertura, previsivelmente, as profissionais do sexo deslocam-se mais para as ruelas estreitas e deixam de estar expostas ali em grupo –não interessa para aqui, mas respeito muito a função desempenhada por estas mulheres de vida difícil. Ou seja, sem prejudicar ninguém, dando um pouco, ganha a cidade.
A meu ver, aproveitando a boleia da modernização visual do largo, a Câmara Municipal deveria deslocalizar para um local mais recatado os dois contentores herméticos de resíduos urbanos que, numa falta de gosto que brada à padroeira, foram colocados num espaço de eleição.

Sem comentários: