quinta-feira, 7 de abril de 2016

CARTA AO CAMARADA MÁRIO: EM NOME DO PAI


(Imagem da Web)




Meu caro Mário, camarada, espero que esta carta te vá encontrar da melhor saúde possível. Bem sei que a idade pesa e as forças já não são o que eram, no entanto, se a energia física está debilitada a aura de influência nunca esteve tão bem. Continuas a ser a chave universal que abre todas as portas mesmo aquelas que não têm ranhura na fechadura.
Certamente nem estranhas a minha missiva –hoje não se fala de outra coisa, venho conversar contigo sobre o teu filho João “Bofetão”. Tens de lhe puxar as orelhas. Então ele quer bater no pessoal todo? Até me faz lembrar o outro, que afirmava que quem dissesse mal do PS apanhava –e também quando ainda eras Presidente da República e falavas desabridamente da janela do carro oficial para o agente da GNR. Lembras-te? Às tantas são os genes. Lá nisso nem o podemos condenar. Mas eram outros tempos, em que se perdoavam certos desmandos aos políticos endeusados. Hoje ninguém tolera uma coisa dessas. Tenho a certeza que ele está equivocado, está com um transtorno de personalidade: julga que és tu noutra época. Que inépcia, companheiro!
A razão deste meu bilhete é que o chames à real. Estou certo que ele perdeu a noção da realidade e esqueceu-se que não passa de um velho –como nós- e passou-se dos carretos. Não sei se estás a ver, ele só tem tamanho. Em metáfora, é assim uma espécie de saco de batatas mal atado. Estás acompanhar a coisa? O problema maior, e é por isso que decidi escrever-te, é que, com a sua atitude arruaceira, está a poluir o Governo do Toino Costa. E sabes o que temo, Marito? É que o Costa, por veneração à tua pessoa, não tenha tomates para o demitir. Conheces o Tonito melhor do que eu e deves saber que, apesar de uma enorme ambição, é um tipo de bom coração.
Bem sei que o teu filho já pediu desculpa mas é tarde. Repara que escrever uma declaração não é o mesmo que proferir um insulto na hora e a quente. Escrever, como sabemos os dois, caro colega, implica introspecção e pensamento crítico. Vir agora dizer que é uma pessoa de paz não cola. Desculpa lá, pá, mas é assim! Está de ver que só apresentou explicações porque vê o terreno político que o sustém a desaparecer-lhe debaixo dos pés. E mais, se ele continua no executivo, a par da violência doméstica, não tarda nada, já estou a ver a violência governamental a ser decretada como crime público.
Tem mesmo de se demitir. Se ele continua no cargo, camarada, não só arrasta na lama o Governo como também o clã Soares. Ó pá, bem sei o que te custa. Veres o teu filho no Governo é como se te visses ao espelho, mas tem mesmo de ser. Tens de o chamar e, tal como disseste ao agente da GNR, gritares: “ó senhor Ministro vá-se embora! Desapareça da minha vista!”

Post Scriptum: Por favor, pelo Papa Francisco de quem tanto admiras, não contes nada disto ao João "Bofetão", caso contrário, tenho de pôr o físico no seguro. Sabes bem que não me aguento nem com um salapismo quanto mais com um par de bofetadas.

Sem comentários: