sábado, 20 de fevereiro de 2016

EDITORIAL: UM HOMEM NASCE E MORRE SOZINHO

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)




Em jeito de auto-análise catártica e psicanalítica, começo com uma confissão e uma ressalva. Como confissão, declaro: sou um grande cromo –diz-se assim de certas personagens que, algumas sendo patetas, tendo um comportamento considerado estranho pela maioria, pelo excêntrico, ridículo, ou demencial, se tornam alvo de chacota. Em constatação societária, a maioria de vezes são desprezados em vida e amados na morte pela colectividade. Para alguns elementos da comunidade, tendo acoplado a demência, são conhecidos como os “loucos da cidade”. É uma loucura simpática. São sombras de nós. Outras vezes são considerado lixo urbano. É habitual misturar alhos com bugalhos. Para outros, cuja vizinhança nem aquece nem arrefece, considerando-os invisíveis, são personagens triviais que, vivem e convivem em completa liberdade de circulação e, por serem irresponsáveis civil e criminalmente, no actuar sem medir as consequências dos seus actos por vezes estapafúrdicos. Na destrinça do comum pelo seu interagir, transformam o meio onde se vive pela quebra de rotina e evitando que esta seja sempre igual.
Entre membros ditos normais, há um sentimento comum perante o cromo: uma manifesta superioridade existencial.
Como ressalva, escrevo porque gosto. Com objectividade, se tiver a pretensão de responder à razão por que redijo com alguma assiduidade e acutilância, bom, isso já é mais complicado. Costumo dizer que, por um lado, porque fui bafejado com este talento –passando a imodéstia- tenho obrigação de o desenvolver pro bono, gratuitamente, e desempenho este papel como missão. Por outro, talvez devido às minhas origens humildes, gosto de intervir onde estou inserido socialmente e ser a ampliação do grito rouco do oprimido –talvez uma manifestação de superioridade, em silogismo, vaidades individualistas, de que falava Nietzsche na “Origem da Tragédia”. Em resumo sou um bom cromo que caberá bem numa das minhas descrições acima referenciadas.
Depois deste salvo-conduto, e mesmo que incorra nos mesmos erros regularmente, saliento que odeio o pedantismo, a cagança, o apresentar-se como superior, sócio-económico, ético e moralmente. Somos todos iguais em pelo menos dois momentos da vida: no nascimento e na morte. Ainda que a circunstância e o meio envolvente possa diferenciar, todos vemos a luz da mesma maneira e deixamos de a enxergar do mesmo modo. Penso que, a começar por mim, não temos noção de quanto somos frágeis, a balouçar no abismo, e estamos a prazo enquanto andamos por cá. Na morte lava-se a alma. Tenho momentos gravados na memória e que me fizeram ver o quanto somos desprovidos de importância para a natureza. Esta trata-nos com frieza mas com completa equidade entre os seres vivos e todas as coisas. Já tive vários cães e alguns deles morreram praticamente nos meus braços. Antes de os enterrar, por momentos e numa espécie de oração terrena, fiz comparação entre o que foram a calcorrear o jardim e o que eram naquele momento em que estavam hirtos e prestes a se transformarem em pó na cova aberta para o efeito. Depois, passando para os humanos, já convivi de perto com a morte e esta não me mete medo. É apenas uma passagem entre um estado anímico de vontade e perda de sentidos e de agnição. Lembro-me, há cerca de 15 anos, quando o meu pai faleceu e que acompanhei de perto. Em analogia, pude verificar, mais uma vez, que –mesmo com direito legítimo de respeito enquanto pessoa-, após a perda de conhecimento, somos apenas um símbolo ainda físico por pouco tempo e depois recordação para os mais próximos, uma coisa sem qualquer valor de mais e que se vai misturar nos elementos. Numa nova experiência, há duas semanas fui reconhecer um corpo que estava congelado num dos muitos gavetões do HUC, Hospital da Universidade de Coimbra. Mais uma vez constatei a demasiada importância que nos damos enquanto vivos. Em metáfora, se um dia pudesse regressar após a passagem do túnel que divide a existência gostava de me rir na cara de uns tantos ainda vivos e que se julgam uma espécie especial, uma casta superior.
Mesmo que seja apenas agora, ao ler esta crónica, talvez valha a pena pensar nisto.


Sem comentários: