sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CALOTEIRO POR 36 CÊNTIMOS

(Foto de Leonardo Braga Pinheiro)


Esta semana um comerciante da Baixa ficou a saber que a impossibilidade de obter uma certidão de não dívida da Segurança Social se devia afinal a um calote de 36 cêntimos.
Confidencia o meu amigo -que preferiu não se identificar-, “como tinha necessidade de obter a declaração, via Internet, comecei a tentar extraí-la no início da semana passada. Aparecia-me sempre “em análise”. Coisa estranha, pensei para com os meus botões. Tinha a certeza de que não devia nada ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, ou melhor, pensava. Fui ontem à Loja do Cidadão saber o que se passava. Ali, fiquei logo a saber que “em análise” significava que era devedor. Enquanto a funcionária indagava para ver o que se passava, comecei logo a tremer. Querem ver que logo agora que preciso tanto da declaração? E se for uma grande importância? Nesta altura, que estou tão deficitário, como vou pagar? Foi então que me disse que era devedor de 36 cêntimos. É claro que me comecei a rir –mas podia ter chorado, lá isso podia. Mas isto não poderia ter sido resolvido antecipadamente? O resultado desta aparente negligência é que vou ter de esperar muito mais tempo pela declaração. Estará certo uma coisa destas?”

Sem comentários: