sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A FEIRA DAS VAIDADES DA REPÚBLICA






Hoje, seguindo a linha do cinzentismo que lhe foi tão particular e que, a meu ver, ficará para a história como o mais apagado, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorou mais 8 ex-ministros com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Como ressalva, sou contra a atribuição de medalhas e crachás por dá cá aquela palha no país. Um prémio local ou nacional atribuído em nome dos cidadãos tem de ter acoplado uma imanente autorização social. Qualquer autarca, qualquer ministro, qualquer presidente da República, outorgando a alguém uma distinção que não reúna um certo consenso comunitário, está a abusar do seu direito na função.
Gostava que alguém me explicasse a tradição de, a esmo, se agraciarem políticos que passaram pelos governos. No mínimo, e através das redes sociais, como exemplo, o site da Presidência da República, deveria ser feita uma consulta aos portugueses antes de se atribuírem estas comendas. No modo e na forma costumeira como se concedem condecorações só porque tem de ser, é mais uma cerimónia que em vez de dignificar a República esvazia-a de conteúdo moral e ético. Dar corda a este sistema mecânico republicano é fazer o mesmo que fez a Monarquia quando já estava agonizante, por alturas de 1900, e que deu azo ao aforismo “foge cão que te fazem barão.”
Não votei no próximo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa –não por que não o considerasse o melhor, mas porque gostava que houvesse uma segunda volta. Apesar disso, tenho para mim que, entre todos os candidatos vencidos à presidência, é o que mais convém a Portugal neste momento tão difícil, político e económico, que atravessamos. Espero, sinceramente, que venha a ser o homem da revolução em Belém e acabe com certos hábitos que não fazem sentido.


TEXTOS RELACIONADOS

"Carta ao Chefe de Estado"

"Recebe esta medalha em nome..."
"Uma história de heroicidade"
"O meu Silvano merece uma medalha"
"Comendas ao desbarato"
"Coimbra: uma cidade de ilhotas"
"Página da Baixa"
"Carta ao vereador"
"Um caso de estudo"
"A libertinagem e o desvalor da PSP"
"Baixa: um estranho cheiro no ar"
"Talvez valesse a pena pensar nisto..."
"Mau gosto na cidade..."
"Os jornais locais vistos pelo "Olho de Lince"
"Sai uma medalha para o meu amigo"
"Brincar às Monarquias"
"Baixa: o Sol da Meia-noite"
"O último olhar"

Sem comentários: