sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...





Joana Nogueira deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...":


Viseu, Guimarães, Braga, Funchal, Aveiro... percorre-se os centros históricos/zonas comerciais tradicionais e o que se constata é que colaboração deu lugar à competitividade, o trabalho conjunto e articulado entre os comerciantes e associações locais (esquecendo-se do poder publico, até porque as pessoas querendo juntas, são uma força maior). Criou-se um espaço e tecido social com uma dinâmica alegre, entusiasta, diversificada, esteticamente apelativa, cidades onde se tem de ir para aprender o que o recolhimento contínuo no nosso espaço não deixa ver.
Imagino-me sentada numa esplanada, situada numa praça especial, a provar os nossos sabores e de repente uma amiga dizer: “espera aí que vou ali ver aquele vestido que parece bem giro!” Ou querendo uma florista, que vem mesmo a calhar tal qual uma migalha das ruas de Paris, me oferecer uma montra de jardins que certamente vou levar para casa. São exemplos que por alguma razão que às vezes me parece estranha as pessoas não conseguem perspectivar indo antes por um caminho que, numa honesta auto-reflexão, só a elas lhes faz mal. Desejo que todos, mesmo todos, no meio de algum pessimismo possam um dia comer um bom queijo acompanhado por excelente vinho mesmo à porta do seu espaço e percebam que a conciliação e partilha são muito mais gratificantes que a manutenção numa zona de conforto de algo que mesmo sendo mau, se teima em não sair.


**************************************


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "JAZZ AO CENTRO RESPONDE":


Eu tenho muita pena, mas fazem mais falta à Baixa esplanadas, bares e associações como o Jazz ao Centro, do que lojas de vestuário. A baixa já não vai ser o que era, nunca mais, com o hábito medieval de ruas para sapatarias, outras para vestuário e tascas típicas pelo meio. Em qualquer outra cidade das dimensões de Coimbra, as “baixas” são feitas de espaços de bares, cafés, animação nocturna com música e comércio, em partes iguais. E esplanadas. Muitas.
Não sou comerciante, mas “apenas” coimbrinha e cliente, com muito interesse em passear na minha velha Baixa, não apenas para ver montras de lojas mal iluminadas e cheias das mesmas coisas.



***************************************



Marcelo dos Reis deixou um novo comentário na sua mensagem "UMA ESPLANADA POLÉMICA NA BAIXA":



Pobres comerciantes!
Não é por acaso que a Baixa de Coimbra está como está. Basta visitar outras zonas históricas de cidades portuguesas, e não só, para perceber algumas da iniciativas que devem ser tomadas.
É mais do que evidente que uma "Boa Esplanada" no Largo do Poço contribuirá para melhorar a oferta de lazer, e turística, potenciando por si só o negócio dos comerciantes locais.
Devem andar todos com os olhos em bico!!!


***************************************

paperzone deixou um novo comentário na sua mensagem "UMA ESPLANADA POLÉMICA NA BAIXA":



E se por acaso, com a criação da esplanada, os senhores comerciantes começassem a ter uma clientela nova, começassem a ter novos segmentos de mercado e começassem a ter um negócio mais lucrativo? Alguém se opunha? E se por acaso, numa tarde de verão, um sábado por exemplo, fossemos surpreendidos com uma esplanada, um pequeno concerto e os lojistas todos abertos a "bombar" no negócio? Alguém se opunha? E se por acaso, "aquela" loja que está fechada, reabrisse. Alguém se opunha? Pois eu defendo que exista uma esplanada em cada praça da Baixa da cidade. Defendo também uma piscina maior na cidade, um parque de campismo decente, transportes públicos (alguns em linhas específicas) grátis para a baixa, bicicletas para a baixa, Internet grátis na baixa, vales de desconto, polícias, mais estacionamento... mas sobretudo... para a Baixa... defendo uma abertura diferente por parte dos lojistas numa perspetiva de criarem uma dinâmica vencedora, e não derrotista . Para o caso em concreto, a união, as sinergias, eram tão bem vindas! Não resolve o todo da Baixa, mas era uma ajuda.


************************************


Carlota Silva Vieira deixou um novo comentário na sua mensagem "UMA ESPLANADA POLÉMICA NA BAIXA":


Claro que a existência de uma esplanada no Largo mencionado, iria trazer mais clientes aos comerciantes, assim como turistas àquela zona.
Dinamizem a Baixa de Coimbra, que será melhor para todos!

***************************************

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "JAZZ AO CENTRO RESPONDE":


Sou frequentadora assídua do Salão Brazil e conhecedora do magnífico e árduo trabalho que o JACC tem desenvolvido em prol da música.
Também já beneficiei das sardinhadas nos santos populares, na esplanada colocada no Largo do Poço, que tanta animação e pessoas chamou ao local, desconhecido da maioria dos conimbricenses.
Uma esplanada, pertença da Camponesa que será da responsabilidade de investidores privados, será de certeza uma mais-valia para o Largo do Poço, pois aos comerciantes não basta ter umas montras visíveis mas sim quem as veja, quem visite e pare naquela área e a esplanada irá certamente movimentar e alegrar a praça, que é tão pouco frequentada e onde nunca vi crianças a brincar.

Sem comentários: