quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

QUER SER AVALIADOR OFICIAL DA INCM?

Proibido pagar em dinheiro transações de ouro superiores a 250 euros




Com as recentes alterações legislativas, ver aqui, a compra e venda de artigos gemológicos e metais preciosos usados está sujeita obrigatoriamente ao acompanhamento de um Avaliador Oficial reconhecido pela Contrastaria da INCM, Imprensa Nacional Casa da Moeda. Até agora, ministrado pela INCM, o curso de formação decorreu sempre em Lisboa e Porto. Decorrente da lei específica sobre esta matéria, qualquer entidade formadora certificada poderá fazê-lo desde que cumpra a legislação. Por conseguinte, uma das consignadas que reúne estas condições é o Cindor, com sede em Gondomar, e ligado à AORP, Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal. Por isso mesmo, ontem, por e-mail contactei o director do Cearte de Coimbra, Dr. Luís Rocha, para a possibilidade deste reputado Centro de Formação Profissional do Artesanato poder dar um curso em Coimbra.
A resposta veio breve –a quem agradeço ao director do Cearte a consideração e o interesse por esta causa. Chegou hoje e dizia o seguinte:

A formação nesta área está a cargo do CINDOR - Centro de Formação profissional da Relojoaria e Ourivesaria, que tem sede em Gondomar.
Contudo vou ver com eles se é possível organizar um curso aqui em Coimbra em parceria com o CEARTE.
Para isso teríamos de ter 15 participantes. Acha que é possível esse número?”


Acrescento ainda que solicitei ao digníssimo director para a possibilidade das aulas poderem ser dadas em horário pós-laboral.
Como tal, e agora vou directo à questão: Você que, morando na zona centro e compra e vende ouro e prata usados, tem um estabelecimento ligado à ourivesaria, compra e vende em feiras de velharias, é vendedor de porta-em-porta quer frequentar esta formação em Coimbra? Há uma prerrogativa exclusiva (que não deveria ser mas é): tem de ter o 12.º ano de escolaridade.
Como disse em cima, embora já tenha alguns presumíveis interessados ainda não chegam à dezena e meia. Quer inscrever-se?
Gostava de deixar uma ressalva: não ganho absolutamente nada com isto. Sou simplesmente um interessado em frequentar o curso de Avaliador Oficial.
Faça o favor de me contactar através dos seguintes meios:

Luís Fernandes
Tel. 239 833946
Telm. 917 808 600

Sem comentários: