segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CRISTHMANS BLACK NAS ILUMINAÇÕES NATALÍCIAS



Segundo uma fonte muito suspeita próximo do executivo municipal, ao que parece, tudo indica que, seguindo a moda nacional a copiar o que já se faz na “estranja” há muito tempo -a Black Friday (sexta-feira negra) onde os descontos imperam e a poupança é considerável para o consumidor-, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, decidiu este ano ser mais original nas iluminações natalícias na cidade e criou o “Cristhmans Black”, que, traduzido literalmente, significa Natal às escuras. É óbvio que se trata de uma poupança indiscutível para a autarquia. Segundo o Diário de Coimbra de ontem, sob a pena da Jornalista Ana Margalho –por que aqui, no blogue, não se brinca em serviço e identificamos sempre a fonte-, “milhares de luzes iluminam o Natal da Baixa de Coimbra”. Bem sei que o leitor não está a perceber nada da minha escrita mas, confesso, isto também não é para entender na totalidade, quanto muito parcialmente. Então vou explicar um bocadinho. Quero dizer que são muitas luzes e luzinhas mas nas Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz. Nas restantes artérias, a Baixa nunca esteve tão apagadinha como este ano. É assim muita parra e pouca uva, como diz o povo. Mas este povo também gosta de vindimar e quando não há uva reclama. E por falar em reclamar, o descontentamento por aqui, por parte dos comerciantes, é mais que muito. Bem se sabe que Machado, tentando imitar Cristo na multiplicação dos pães, tentou fazer muito recorrendo ao milagre, mas este pessoal é mal-agradecido. É o que é! É lógico que os poucos ornamentos e em que redunda a pouca luz, sobretudo nas ruas estreitas e na Sofia, é no superior interesse de todos. O problema é que esta gente não vê!

A RUA EDUARDO COELHO É UMA LIÇÃO



Agradecidos com tanta generosidade camarária, alguns comerciantes da Rua Eduardo Coelho, alegadamente, decidiram encher uns sacos com prendas destinadas ao executivo municipal, incluindo a oposição. Tanto quanto julgo saber, serão entregues na véspera de Natal e desde que, em prova de presença, os vereadores passem nesta rua pelo menos uma vez até ao dia 24. Segundo as indicações do controleiro –que pediu o anonimato-, “a maioria dos representantes eleitos, este ano, só pisou a calçada uma única vez: no último Outubro, na campanha para as eleições legislativas. Claro que até se entende, estamos longe da Câmara Municipal e os transportes são difíceis. Se ao menos houvesse Metro ligeiro de Superfície tudo seria mais fácil.”

E A RUA DAS PADEIRAS VÊ PASSAR O PADEIRO?


Constou-se-me, por boca de um boateiro conhecido, que os comerciantes da Rua das Padeiras, não querendo ficar atrás dos da Rua Eduardo Coelho e sabendo que a sua concretização será sempre vã, estão a pensar em realizar uma ceia de Natal e convidar todo o executivo. Se é verdade ou mentira? Isso não sei! Façam o favor de não me responsabilizarem, que eu não tenho nada a ver com o assunto. Quanto muito, se fosse convidado, iria fazer o apontamento jornalístico.

VANDALISMO NOS ENFEITES


Na sexta-feira, última, foi colocado no Largo do Poço uma barra em ferro para simbolizar uma árvore iluminada. No Sábado, dia previsto para a inauguração, os funcionários da empresa Espectaculástico –empresa a quem foi consignado o trabalho- depararam-se com o mastro destruído.





Sem comentários: