quarta-feira, 14 de outubro de 2015

BAIXA: UM POÇO EM MAU ESTADO





POR ALEX RAMOS

Somos  quase diariamente bombardeados   com a máxima que o pais é esbanjador, que temos que apertar o cinto, e que não podemos gastar o que temos em obras desnecessárias.
Questiono-me então: na Baixa houve dois repuxos,  um na Praça 8 de Maio e outro  no Largo do Poço. Ambos tiveram grades de protecção. Entretanto, o que está em frente à Igreja de Santa Cruz foi requalificado.  Retiraram as grades, acho bem. Mas por tirarem o repuxo acho mal. Se ele continua com a abertura ao centro porque não ligá-lo? Pelo menos sempre dava outra alegria ao lago, agora de águas paradas, que mais parece uma piscina.
Gostos  à parte, o repuxo do Largo do Poço, embora tenha voltado a funcionar e  a mostrar  toda sua glória,  tem algo que no meu entender está mal: as chapas que cobrem o pequeno lençol de água, por serem pisadas pelos automóveis, estão em muito mau estado, amolgadas para cima e a mostrar um aspecto degradado e de abandono. Num local onde turistas passam todos os dias, ao verem este cenário, creio que não ficarão com boa imagem da Baixa de Coimbra.
Pergunto: porque não reparam ou trocam as grades de protecção deste repuxo? Por que não tirar as chapas  velhas e fazê-las substituir pelas  que estavam no repuxo da Praça 8 de Maio?  Assim   dava-se outra dignidade àquela praceta e, acima de tudo, à Baixa.

Sem comentários: