segunda-feira, 31 de agosto de 2015

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...





Alex Ramos deixou um novo comentário na sua mensagem "BAIXA: O SILÊNCIO É BOA COMPANHIA?":


O que li neste blogue hoje   provoca uma revolta indescritível. Uma pessoa tenta sobreviver, vem a Câmara Municipal, materializada na fiscalização, e obriga esse cidadão a pagar uma taxa de 10 euros por dia. No absurdo interrogo: aparentemente, porque é a via central tão protegida pela autarquia? Vejo estudantinas a cantar, são abrangidos por esta taxa? Ou, como está de ver, estamos perante uma medida discriminatória pura e dura? Este homem, barbudo, aparentemente mal nutrido, mal vestido e às vezes até se embriaga, borra a pintura de um quadro que queremos todos transmitir a quem vem de fora? É isto que se passa, não é? Então vale mais assumir que a fiscalização camarária está a discriminar negativamente o munícipe Luís Cortês! Esta avenida central deve ser apenas para alguns e não para todos.
Outra questão, se me der na cabeça comprar uma aparelhagem com som potente e meter no máximo vêm fiscais da edilidade obrigar a pagar taxa? Se este músico de rua de que falo só tem sustento através da música, pois o resto do dinheiro vai para a renda, porque é que a Câmara em vez de ajudar aplica mais uma taxa? Na filosofia de redistribuição, para que servem os impostos que pagamos se não é para ajudar os mais pobres? Um músico de rua não deve ser tratado como um vulgar pedinte de mão estendida. No caso, este artista, dando alegria e cor às ruas, presta um serviço à comunidade. Ao ser tratado desta maneira está ser englobado como um vulgar mendigo que calcorreia ruelas e esquinas. Mas mesmo que fosse, será que a edilidade quer meter estas pessoas que pedem escondidas num beco qualquer de Coimbra? Afastá-las dos turistas para estes não verem a degradação humana que a cidade tem? Os caminheiros que nos visitam não são burros, basta olhar em redor. Olha se forem à Rua direita e entrarem em certos becos com o chão forrado com seringas…
A cidade já não tem muita animação, vão tirar os artistas de rua que restam? Querem transformar a urbe num cemitério? É isto?
Acho esta acção da Câmara Municipal deplorável. Politica não é isto. Não elegemos quem lá está para afastar pessoas que tentam ganhar vida e dar outra cor à cidade.
Estou muito desiludido com este executivo. Ou melhor, estou indignado com este executivo que não sai das cadeiras para falar com moradores, comerciantes. E porque não ter uma conversa com pedintes? Estou simplesmente revoltado!

Sem comentários: