quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PÁGINA DA BAIXA (VII)




IMAGEM E EDIÇÃO: ALEX RAMOS
LOCUÇÃO E REALIZAÇÃO: LUÍS FERNANDES



A PÁGINA DA BAIXA

AVALIAÇÃO DO NOSSO PROVEDOR DO LEITOR



PONTOS FORTES DESTE VÍDEO:

-O  verificar que a iluminação pública pode ser um factor desencadeante do esvaziamento e desertificação de várias ruas da cidade. Vendo as imagens deste vídeo chegamos facilmente à conclusão que a Baixa está mal iluminada e este facto leva a que os transeuntes evitem passar em certos locais onde a escuridão predomina. Todas estas figurações foram captadas à mesma hora entre várias artérias, cerca das 22h30. Então compare-se o movimento de pessoas nas Ruas Ferreiras Borges –que estão com candeeiros novos e com boa luminosidade- e a Rua da Sofia, com lampiões velhos, sujos, com pouca irradiação de luz e pelo menos dois com lâmpadas fundidas e outros dois a acender  e a apagar. Esta classificada via de interesse mundial pela Unesco, à noite, parece uma alameda de um qualquer cemitério. Quanto às ruelas estreitas a mesma coisa; vias escurecidas, candeeiros muito sujos, onde as teias de aranha predominam, e com pouca claridade. Não admira que, depois do pôr-do-sol, estas vias sejam preteridas a favor das da calçada.
-O mostrar a forma como Francisco Veiga, das Modas Veiga, com sede na Rua Eduardo Coelho, sem papas na língua, dá ideias ao município e fala do que entende por útil para o desenvolvimento da Baixa e de todos os operadores interessados. Assim fosse ouvido! Uma salva de palmas para este reputado comerciante.
-A sugestão dada ao executivo, nomeadamente à Protecção Civil, para actuar rapidamente num edifício decrépito e em vias de ruir na Rua da Gala.
-A desinteressada e fantástica realização do Márcio Ramos (mais conhecido como Alex nos meios video-gráficos) e a merecer, pelo público, um segundo olhar. Já que não ganha nada, deveria ter um aumento de ordenado para o dobro por parte do director do blogue. Mais que certo, até aposto, este bom colaborador continua a ser vilmente explorado pelo realizador.

PONTOS FRACOS:

-O entrevistador continua a precisar urgentemente de uma professora de comunicação. Está cada vez pior! Então, desta vez, com um aspecto gordo e feio! Deus nos livre! Até apetece dar-lhe uma nota de vinte paus e recomendar-lhe que vá ao cabeleireiro e à esteticista!  Pelo tartamudear constantemente, pelo arrancar de palavras a saca-rolhas, pela imagem anafada e de rústico, pedimos desculpas aos nossos leitores/ouvintes/espectadores. Mudem de canal depressa!
Em minha opinião, Esta amostra de “pivot” deveria deixar estas aventuras e continuar na escrita ou, sei lá, se calhar, dedicar-se à defesa do ambiente do burgo. Sei lá, apanhar lixo nas ruas, por exemplo! Esta aventura não é para ele. A falta de competência é gritante. Mais, está a tirar o lugar a quem sabe fazer. Cada cliente (leitor do blogue) que consegue chegar ao fim do vídeo –que é mais chato que o estreado filme Pátio das Cantigas- e gramar o emplastro de amostra de jornalista, deveria ter direito a um almoço no reputado restaurante Jardim da Manga, no Jardim da Manga, junto à segunda esquadra da PSP.
-Vale a pena pensar que embora um certame tradicional, a Feira das Cebolas mereciam uma mexida. A tradição, para o ser, não precisa de continuar estática. Pode perfeitamente ir ao encontro da modernidade. Isto é, procurar ter mais atracções a incidir no bolbo. Para comparar, deixo um vídeo de como se faz na Suíça uma iniciativa parecida com a de Coimbra. Veja aqui que vale a pena (clique em cima)

Sem comentários: