sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PÁGINA DA BAIXA (V)




IMAGEM E EDIÇÃO: ALEX RAMOS
LOCUÇÃO E REALIZAÇÃO: LUÍS FERNANDES


A PÁGINA DA BAIXA


AVALIAÇÃO DO NOSSO PROVEDOR DO LEITOR


PONTOS FORTES DESTE VÍDEO:

-O verificar que, no meio de um oceano de egoísmo, há sempre alguém disposto a dar a cara e a defender os interesses do colectivo. No caso, a forma desinteressada e altruísta como o José Gomes e o Nuno Mendes, respectivamente presidente e vice presidente da APAEME, Associação Para o Apoio ao Empreendorismo da Margem Esquerda, se entregam a uma causa prejudicando as suas vidas particulares. Uma grande salva de palmas para estes dois homens, exemplos raros numa sociedade que pouco ou nada dá pelo vizinho.
-O mostrar a forma como, quando se sentem prejudicados, os operadores comerciais da Margem Esquerda, sem medo, seja lá de quem for, dão a cara e pugnam por um melhor relacionamento entre a Câmara Municipal de Coimbra e os munícipes. Uma salva de palmas para eles.
-A desinteressada e fantástica realização do Márcio Ramos (mais conhecido como Alex nos meios video-gráficos) e a merecer, pelo público, um segundo olhar e pelo director do blogue um enorme agradecimento. Se bem que, até aposto um euro, mais que certo continua a ser vilmente explorado pelo realizador.

PONTOS FRACOS:

-O entrevistador continua a precisar urgentemente de uma professora de comunicação. Está cada vez pior! Então, desta vez, está tristonho de todo! Até apetece abaná-lo e dizer-lhe: sorria, homem de Deus! Que nunca mais tenha a ousadia de criticar alguém que faça televisão. Enquanto não surge a hipótese, pelo implícito amadorismo, pelo tartamudear constantemente, pelo arrancar de palavras a saca-rolhas, pela imagem anafada e de carroceiro, pedimos desculpas aos nossos leitores/ouvintes/espectadores.
Em minha opinião, Esta amostra de “pivot” deveria deixar estas aventuras e continuar na escrita ou, sei lá, se calhar, dedicar-se à exportação de sonhos e sorrisos. Esta aventura não é para ele. A falta de competência é gritante. Mais, está a tirar o lugar a quem sabe fazer. Cada cliente (leitor do blogue) que consegue chegar ao fim do vídeo a gramar o emplastro de amostra de jornalista deveria ter direito a um café e um crúzio (especialidade doceira regional), no vetusto Café Santa Cruz, na Praça 8 de Maio.
-Levando em conta o que se passou nestas obras da Margem Esquerda, a falta de comunicação existente entre os serviços da Câmara Municipal e os cidadãos continua a merecer reparos. Está na altura de revolucionar a interação entre uns e outros. Estamos em 2015. Quarenta e um anos depois da revolução dos cravos o citadino continua a ser olhado e tratado quase como no tempo da outra “senhora” –no Antigo Regime. Parece que, sem meio-termo, se continua a classificar o munícipe por: ou estás comigo ou contra! Está na altura da autarquia, a começar pelos chefes de serviço e executivo político, abrir as portas a quem quer participar na solução dos problemas que aflige a todos. A cidade precisa de homens e mulheres que lutem por ela. É um absurdo, é estupidez, considerar inimigos quem quer ajudar. Abrir os braços em sinal de paz custa menos do que parece. Talvez valha a pena pensar nisto.


VÍDEOS RELACIONADOS

 "A Página da Baixa (IV)"
"A Página da Baixa (III)"
"A Página da Baixa (II)"
"A Página da Baixa (I)"


Sem comentários: