sexta-feira, 17 de julho de 2015

UM HOMEM FELIZ (DE ROSTO FECHADO)



Ontem o Marek Adam Kepacz, o músico de rua conhecido entre nós por Marco, estava muito feliz. Tinha no seu regaço a realização do seu sonho idealizado durante anos: um acordeão Scandalli com 120 baixos. O Pai Natal de figura humana, que dá pelo nome de José João Cardoso, tinha-lhe antecipado a prenda do Menino Jesus.
Tudo começou em Março deste ano quando escrevi no semanário O Despertar a história do Marco e que, sendo músico de rua, não podia exercer a sua aptidão por não ter um instrumento que lhe permitisse ganhar a vida. No fundo, apelava a alguém que tivesse em casa um aparelho musical arrumado e que, fazendo empréstimo, pudesse contribuir para a felicidade de um homem que sendo pobre, já de idade e estrangeiro, natural da Polónia, não tinha grandes posses para alcançar um meio para trabalhar. À chamada, respondeu o meu amigo Cardoso, que tinha lá em casa um velho Hohner, com 72 baixos, de família e que se prontificou a ceder gratuitamente ao Marek. O momento da entrega foi divino com abraços e beijos – já que o polaco pela tradição do seu país de origem beija-nos no rosto em sinal de cumprimento, respeito e agradecimento.
Os meses foram passando e o Marco ia deixando escapar que estava a poupar e um dia, não sabendo qual, havia de ter um “maquinão” com 120 baixos. Neste meio o tempo, o José João, que é uma boa alma -ateu de convicção mas que é melhor pessoa do que certos crentes que andam por aí a bater com a mão no peito- conseguiu saber que um seu chegado tinha um Scandalli na prateleira e sem qualquer utilidade. Conhecendo eu como julgo conhecer o Cardoso, está de ver que não mais deixou de azucrinar o amigo para o ceder e fazer uma boa acção. E o resultado foi ontem ter encontrado o Marek de lágrimas nos olhos e a repetir exaustivamente: “estou muito agradecido a ti e ao teu amigo! Tive um sonho em que me aparecia uma mulher com um saco de notas. Vou jogar esta semana no Euromilhões e, se me sair, vou compensar-vos e fazer de vocês milionários.”


Sem comentários: