quarta-feira, 1 de julho de 2015

CARTA AO VEREADOR





Meu caro Carlos Cidade, espero que esta minha carta o vá encontrar de boa saúde que eu, na companhia de muito lixo e já muito cansado de andar a pregar como um vendedor de banha da cobra, cá vou resistindo graças ao altíssimo, que apesar de também não me atender as preces, aparentemente vai cuidando da minha saúdinha. Não sei se Ele o faz por sadismo, para me testar e me obrigar a demonstrar a minha tenacidade, se, sei lá, me designou a missão de chatear o meu caro amigo –que, pela sua sensibilidade de interajuda, até sabe que gosto de si- e outros seus colegas de vereação e, como não podia deixar de ser, também o camarada presidente, que não vai à bola comigo nem que eu fosse uma gaja boa.
Então é assim, meu amigo, vou direito ao que me levou a escrevinhar estas frases mal-amanhadas. O assunto é a situação insustentável do lixo espalhado diariamente em algumas artérias e largos da Baixa. Como sabe, já várias vezes levei ao seu conhecimento este anómalo facto. E confesso-lhe, apetece-me desistir. Se não fosse o facto de ter fé que o meu amigo ainda vai ser presidente da Câmara e, dando-me um lugar de assessor, juntos vamos dar a volta a isto, nem ligava nenhuma. É que a persistência de quem não se importa nada com o alindamento desta zona histórica é inversa à importância que dou a este caso. Ou seja, quem coloca os detritos a qualquer hora do dia na via pública continua a fazê-lo sem desistir e eu, pobre velho e coitado, vou desistindo de me aborrecer com quem o faz. Penso que o amigo, pelo tempo que leva de experiência autárquica, já viu que denunciar alguma coisa, dando a cara, e actuar, é só mesmo para gente doida –ou então, como é o meu caso, que espere um lugarzito bem remunerado no futuro já que o meu presente, num embirrento passado, já há muito que deixou de o ser e, a sê-lo, é cada vez mais um presente envenenado.
Bem sei que o seu tempo é precioso e deveria ser mais sucinto. Desculpe lá! Mas agora sim! Agora vou direitinho ao facto. Então aí vai: já há muito tempo que o Largo da Freiria está transformado em montureira –penso que deve estar a ver onde é este largo, onde presumivelmente no princípio do Renascimento teria havido freiras virgens. Coisa rara, já sei, mas isso não é conversa para aqui. É de tal modo habitual que quando não temos lixo na rua a ser farejado por um ou outro cão até ficamos preocupados e, de boca-em-boca, a pergunta arrasta-se: o que teria acontecido? Não sei se está a ver a coisa, numa espécie de síndrome de vasculho, pela agressão continuada, por tanto sermos lixados, passámos a amar o agressor lixeiro. Nos últimos tempos até andamos de olho nos sacos a ver se encontramos um nome, um endereço, para agradecer tão nobres lembranças. Mas, se calhar, pela falta de capacidade investigativa a coisa está difícil.
Continuando, não foi o caso de ontem que, durante todo o dia, teve os restos mortais de uma cozinha e outros dejectos exposto para quem passou. Foi uma felicidade para todos nós podermos cheirar aquele perfume encantador. Gostos não se discutem, e pronto! É amor declarado de um outro nosso vizinho anónimo, e mais nada! Hoje, por volta das 9h30 o cenário era pior do que ontem- quer dizer pior para quem avalie assim. Eram uns sacos pretos e muita roupa, desde calças a blusões, em bom estado. Ver os transeuntes pararem e, meio envergonhados, a vasculhar é um procedimento digno de caso de estudo. Os lamentos são assim: “dizem que há crise? Crise onde? Ai que roupinha tão boa! Se eu tivesse um saco ia levar à Casa dos Pobres!”. Passava alguém seu conhecido e a pessoa, justificando-se, dizia: “é para levar à Casa dos Pobres! Não é para mim… que graças a Deus não preciso!”. Fosse ou não fosse, lá levou uma catrafada de têxteis.
Agora vamos ao lado sério da coisa, desta vez a sorte sorriu para nós e, ao remexer nos sacos, encontrámos o nome da nossa vizinha generosa –sim, porque era mulher. Então, porque estamos perto do Dia da Cidade, achámos que a esta senhora deveria ser atribuída a medalha da cidade. Vai daí, eram 9h40, ligámos para a Polícia Municipal (PM) –atendeu-nos a agente Brigite- e contámos que era preciso identificar a contemplada. Esperámos, esperámos pelas forças municipais mas ninguém apareceu. Acha bem, camarada Cidade? Foi então que, uma hora depois, vimos sair alguém do andar em referência e, através do aviso de que a PM estaria para chegar e, mais que certo, deixaria uma lembrança à volta de 30 euritos, o personagem, com a nossa ajuda apanhou o lixo e levou-o aos contentores do Bota-Abaixo.
Através de perguntas bacocas, peço-lhe uma opinião: acha que a PM se importa com estes desvios procedimentais? Não veio porque é uma questão menor de cidadania? O que nos aconselha? Devemos continuar a ligar ou não vale a pena?



Sem comentários: