terça-feira, 2 de junho de 2015

O CAFÉ DO FERNANDO FOI ENCERRADO PELA ASAE





Ontem, cerca das 16h00, o café do Fernando, na Rua da Louça, foi encerrado pela ASAE, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
Segundo vários confinantes com quem falei, a estupefacção era geral e o lamento pode resumir-se assim nas palavras de um comerciante vizinho que pediu o anonimato: “nem estou em mim! A família do Fernando é constituída por óptimas pessoas. Ele, mulher e filhos são queridos por todos nós. Talvez por serem tão bons, por fiarem, é que foram lixados. Eles facilitavam a certas pessoas que não mereciam e às tantas, quando pretendiam receber o que era devido, foram acusados de vender cigarros à unidade. Mas, diga-me lá, estará certo a ASAE encerrar o pequeno estabelecimento? É uma família de quatro pessoas… Vão viver de quê? Num momento em que todo o comércio e a hotelaria se arrasta pelas ruas da amargura, onde o desânimo é um diário, estará correcto o proceder desta polícia alimentar? Será esta acção, onde a ponderação parece não existir, a pedagogia aconselhada num momento tão grave como o que estão a passar os operadores económicos? Que diabo!, que lhe aplicassem uma multa até se entende! Agora encerrarem o café? Sabe o que lhe digo? Apetece lançar a toalha ao chão! Sinto esta postura da ASAE como se fosse feita a mim. Estou profundamente triste! Não valemos nada! Somos apenas números! Isto dói muito!”
Mas afinal o que é que se passou? É o Fernando, o dono do café, que vai responder: “sim é verdade que, através de denúncia anónima, fui acusado de vender cigarros à unidade. Mas isso não é verdade nem se provou. O problema é que me apanharam um pequeno garrafão com vinho licoroso caseiro. Vieram dois agentes daquela polícia e trataram-me com extrema correcção. Vi neles o peso de terem de actuar mas, disseram, como era denúncia não podiam fazer nada. Mostraram saber muito bem como as coisas estão por aqui, pela Baixa. Vou pintar o café e depois, de lhes comunicar e autorizarem, reabrirei tão breve quanto possível.”

1 comentário:

Paulo disse...

matam-se os pequenos pra entregar aos grandes , é o Robin dos bosques ao contrario