sábado, 6 de junho de 2015

O BULE DA JOANA




Começo por confessar que para lhe chegar perto me vi pior que o governo grego para driblar a Comissão Europeia e o FMI. Por cá, pelos nossos santos da terra fiz tudo. Desde promessas a Nossa Senhora de Fátima, uma velinha à Santa da Ladeira, prometer tomar o lugar do “Carlitos popó” à frente da Procissão da Rainha Santa, tentei tudo. Mesmo quando o Costa, o convertido e salvador das almas aposentadas, foi recebido pelo Papa Francisco, em Março último, lá levou o pergaminho com a cunha para o Santo Padre, o Papa Francisco –sempre tão invocado por Mário Soares- para interceder por mim. Mas nada! De lá de cima, nem xus nem bus. Mas eu estava com esta fisgada. Tinha de lhe chegar e fazer uma série de perguntas que já há muito me andavam a martelar a cachimónia. Foi então que me lembrei que detinha a tal escada para lhe chegar. Às vezes somos mesmos bacocos! Temos tudo o que precisamos em casa e andamos de mão estendida fora, a molhar a sopa, como se fôssemos pedintes. Tinha-me esquecido completamente que o “espírito do Carvalho”, o mediador para as questões transcendentais, fazia parte do corpo redactorial cá da casa. Também não admira que o tivesse esquecido. Se já há tanto tempo que perdi a fé em todos os terráqueos, incluindo todos os santos da casa, como haveria de recordar o intermediário para o metafísico? Mas foi o que me valeu. Assentei a mesa de pé-de-galo em posição, coloquei incenso a arder, acendi uma velinha, abstrai-me desta crise que me consome a alma e, mentalmente, chamei o “espírito do Carvalho”. Para minha surpresa ele já sabia o que eu planeava. De supetão, atirou: já sei que queres falar com o espírito do Bissaya. És mesmo tonto, toino, as voltas que deste para lhe chegar. Bastava fazeres o recolhimento necessário e eu ajudava-te. Vou colocar-te na linha do Fernando. Toma atenção, podes levar para contar. O Fernando Bissaya Barreto anda farto de dar voltas no jazigo pelo estado a que chegou a cidade, a sua amada Coimbra. Aguenta-te! Vou fazer a ligação.
E na penumbra, lusco-fusco, da minha saleta, através de vídeo-conferência-transmental tinha o desaparecido professor de medicina da Universidade de Coimbra:

-B’tarde professor! É um prazer estar em contacto com V. Ex.ª…

-Deixa-te de salamaleques e vai directo ao assunto. Conheço bem o teu género, de coimbrinha. Começas na graxa e no polimento até alcançares o que pretendes e depois de lá chegares esqueces tudo…

-O S’tor desculpe…

-Deixa-te de merdas e entra de cabeça. O que é que queres?

-O S’tor desculpe, mas, em boa verdade, já há muito que gostava que me transmitisse a sua opinião sobre a cidade de Coimbra actual. Mas vou restringir as minhas interrogações. Então, como deve saber, na sua joia mais querida, a obra que mais gosto lhe deu mandar construir, o seu (nosso) Portugal dos Pequenitos, que está a comemorar 75 anos, vai inaugurar, na próxima segunda-feira, a “casa de chá”, um bule gigante em ferro, uma obra da artista plástica Joana Vasconcelos…

-Ai sim? Não me digas, meu labrego! O quê? E ninguém me convidou?

-O S’tor desculpe, mas deixe-me concluir a minha questão. O S’tor não acha que colocar uma peça gigante de arte moderna no meio do património em escala reduzida em relação ao original contraria o espírito que esteve na génese da criação desta obra para os pequenitos?

-Olha lá, estás a fazer-te intelectual? É isso? Ó menino, deixa-te de me querer impressionar! Para mim vens de elécrico. Explica lá isso com se estivesses a falar com um morto. Não percebi nada do que me tentaste dizer!

-Queria dizer, S’tor, se não considera uma pirosice uma obra grande, de arte moderna, que é uma reprodução ampliada de uma peça pequenina no parque temático. Ou seja, é o contrário do que o S’tor pretendia quando fundou o Portugal dos Pequenitos, em 1940.

- O quê? Não me digas que vão fazer isso?!? Sério? Nãaa… Tu estás a mangar comigo!

-Não estou não, S’tor! É verdade! E até vai ser inaugurada pelo primeiro-ministro, Passos Coelho.

-Ai! Não me digas uma coisa dessas! Tenho de ligar ao Cassiano (arquitecto Cassiano Branco, autor do projecto). Quem é esse Passos Coelho? É comunista?

-Não, S’tor, é Social-democrata!

-Ora, ora! São todos iguais! A alma deles é vermelha. Eu lidei com eles de perto. Pensas que o António (Salazar) era o quê? Era um comunista dos mais puros que havia. Por isso é que ele não podia com o Cunhal…

-O St’or desculpe, mas estamos a fugir ao tema que me levou, em transe, a entrar em contacto consigo. Diga-me, como encara estas modificações na sua magnífica obra infantil?

-Nem tenho resposta! Sinto-me apagado. Falta-me a luz! Reza por Portugal, dos grandes e dos pequeninos!

Sem comentários: