terça-feira, 12 de maio de 2015

FALECEU O VIRGÍLIO DA NOCAMIL


Pelos vários anúncios colados em várias esquinas da Baixa, fiquei a saber que o senhor António Virgílio Martins Rocha, mais conhecido entre nós pelo Virgílio da Nocamil, de 78 anos de idade, partiu para não mais voltar. O seu funeral foi ontem. Embora sem ter muita confiança com ele, pelas algumas vezes que trocámos impressões na sua tipografia, na Rua das Azeiteiras, e outras vezes nestas ruas estreitas, deu para ver que era um homem afável e respeitoso. Era uma pessoa algo reservada e falava baixo, com assertividade. Guardo a melhor impressão do senhor Virgílio.
Tentei socorrer-me de outros dados e fui à sua tipografia, que mais que certo levou atravessada no coração, para saber mais informações. Fiquei a saber que o Virgílio, que agora nos deixou, conjuntamente com mais três sócios, vindo da Nova Casa Minerva –uma tipografia que existiu na Rua Adelino Veiga, no espaço, hoje,  da sapataria Valise-, onde era empregado, abriram a Nocamil em 1973.
Segundo um funcionário desta reconhecida tipografia de Coimbra, era muito amigo de todos e de grande generosidade. Com esta sua partida leva com ele também um pouco do espírito da casa que ajudou a criar. “O senhor Virgílio era alma deste estabelecimento de impressão”, diz-me o empregado com alguma emoção. Vamos todos sentir a falta da sua frase identificativa: “Ó rapaz!”
Para toda a sua família, em nome da Baixa, se posso escrever assim, nesta hora difícil e de grande sofrimento, um grande abraço de solidariedade e os nossos sentidos pêsames.

Sem comentários: