quinta-feira, 9 de abril de 2015

UM COMENTÁRIO RECEBIDO E UMA RESPOSTA...



Ana Rita Brigas deixou um novo comentário na sua mensagem "A CARTA QUE TODOS OS COMERCIANTES DEVERIAM LER":


Concordo com a Senhora Helena Pinto. A questão é que o esforço é diário, a falta de clientes na Baixa é notória diariamente. Para estarmos de portas abertas ao Sábado à tarde, seria proveitoso se todas as lojas aderissem e não apenas uma ou duas.


****************************************


RESPOSTA DO EDITOR

Em primeiro lugar, Ana, obrigada por ter comentado. Em segundo, e referentes às suas várias questões, concordo inteiramente. No tocante à última, quando menciona que “seria proveitoso se todas as lojas aderissem e não apenas uma ou duas”, nunca poderemos almejar que todos adiram a esta ideia. As alterações ao costume levam muitos anos –a não ser pela via coerciva- e faz-se sobretudo pela imitação, pelo nosso comportamento e dos outros. Talvez uma maioria de comerciantes continue a pensar que não vale a pena estar aberto ao Sábado à tarde porque as pessoas não vêm. De certo modo é verdade. Mas é também uma pescadinha de rabo-na-boca. Por um lado, as pessoas não vêm porque julgam as lojas fechadas, por outro, os comerciantes não abrem porque inferem à partida que os clientes não virão. Ora, a meu ver, quem tem de dar o primeiro passo são os lojistas e não os compradores.
Sendo justo, por que também sou comerciante, percebo o desânimo e o baixar os braços de todos. Eu também tenho os mesmos sentimentos. No entanto, pela salvação de todos, entendo que é cada vez mais premente esforçarmo-nos individualmente e sem estar à espera que o vizinho dê o primeiro passo.

Sem comentários: