terça-feira, 24 de março de 2015

O ÚLTIMO ANIVERSÁRIO



O celebérrimo “Cantinho da Anita”, talvez pelo seu enquadramento histórico já que está implantado numa casa Medieval, a mais encantadora loja de artesanato da Baixa, comemora hoje 29 anos. Infelizmente será o último aniversário já que em final de Maio encerra para sempre. Fecha-se uma página de história de um comércio de cidade que já foi pujante e hoje, por obra e graça, de quem nos governa e pela apatia de uma maioria silenciosa e insensível, vai caindo aos poucos numa inércia confrangedora.
Maria Hermínia Matos, a criadora deste espaço de memória, mesmo disfarçando uma lágrima no canto do olho, sempre vai dizendo que, perante a crise económica e o desinteresse dos consumidores pelo comércio tradicional, “não me resta outra solução. Há vários meses que, colocando aqui dinheiro da minha reforma, estou a pagar para trabalhar. Naturalmente que não posso manter esta situação. Tenho pena! Pudera! Se tenho! Aqui fica um recorte da minha vida e uma parte da minha alma! Por isso mesmo, sem alegria para soprar velas, hoje enfeitei a minha entrada. Está bonita, não está?”


TEXTOS RELACIONADOS

"Adeus cantinho da Anita"
"93 anos? Quem diria Dona Rosa"
"As iluminações da discórdia"
"Comércio de rua: apertar até ao último suspiro"
"Ícones de uma cidade"




Sem comentários: