quarta-feira, 25 de março de 2015

ESSÊNCIAS GOURMET... DE VIDA





Abriu há dias a “Essências Gourmet”, no Terreiro da Erva número 21, ao lado do Restaurante Cantinho do Reis.
Transpomos a porta e, como se recebêssemos uma aura espiritual pelo branco imaculado, somos abraçados pelos odores, pelas essências da terra, que nos envolvem completamente. Para complementar, numa abrangência de cordialidade e simpatia, recebe-nos a Helena Pereira com um sorriso de candura familiar que nos faz acreditar que estamos no nosso meio. Nesta bonita loja de produtos endógenos nacionais –“somente artigos portugueses”, sublinha a anfitriã- podemos apreciar e adquirir biscoitos de vários sabores, chocolates, cerveja artesanal, azeite biológico –Acushla, que ganhou vários prémios-, mel, vinhos de vários pontos do país, conservas, compotas, sal marinho e flor de sal –este, é um sal mais depurado, mais suave- e até algas para fazer um salteado com vegetais. Para além tantas iguarias pantagruélicas, podemos também adquirir sabonetes de leite de burra e muitas variedades de infusões, chás, de muitos sabores.
Embora sem experiência empresarial, Helena está muito satisfeita. “Tenho vendido e está correr muito bem”, enfatiza. O que oferecemos na nossa loja são artigos diferentes dos que se encontram à venda em congéneres na cidade. Procurámos ser um suplemento na oferta e não mais do mesmo. Para não entrar em colisão com quem está, tentamos ser algo diferente.”
A Helena é professora -de Português e Inglês e mestrada em Tecnologias de Informação e Comunicação. Agora a dar formação. Como é que um docente se envolve nas lides comerciais? Interrogo. “Olhe, foi assim: sinto-me pouco empolgada com o caminho que o ensino em Portugal está a tomar. Dei aulas no ensino público cerca de 13 anos. A instrução, enquanto formação necessária ao desenvolvimento humano, está muito degradada. Então, eu e o meu marido gostamos muito de infusões, de chás, de plantas e frutos silvestres. Como temos um amigo que tem um estabelecimento em Aveiro, o “Glory Tea”, seguindo o seu exemplo, surgiu a ideia de abrir uma loja em Coimbra. Foi assim que germinou a Essências Gourmet.”

Sem comentários: