sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

UMA LIÇÃO PARA ESTE SISTEMA CARA DE PAU





O desbloqueio do medicamento contra a Hepatite C hoje, pelo Governo, depois de anteontem, no Parlamento, José Saldanha –acompanhado de David Gomes- ter lançado o grito “tenho direito a viver e quero viver! Não quero morrer!”, veio mostrar, por um lado, a hipocrisia e a falta de respeito que este executivo tem pela saúde dos portugueses, por outro, o quanto a coragem de um cidadão pode alterar todo o colectivo.
Dá para ver que se não fosse a intervenção de Saldanha, que pela forma de apelação deveria ter tocado todos os corações de boa índole, hoje e nos próximos dias, tudo continuaria igual. Há dois dias José era um doente sem esperança de viver e criar a filha de 12 anos porque o Ministro da Saúde, como se estivesse a negociar submarinos, entendia que a guerra entre a vida e a morte de pessoas no limbo existencial poderia esperar. Hoje, e passadas 48 horas, Saldanha já está a tomar o medicamento. Ou seja, de repente, perante as consequências eleitorais e o castigo que se adivinhava por parte de uma opinião pública que a classe política teme, o impossível de ontem tornou-se possível hoje e, numas negociações secretas mas “a melhor da Europa”, tudo está bem quando acaba em bem –menos para as dezenas ou centenas de pessoas que morreram por incúria e insensibilidade de quem só vê números e  o bem-estar e a saúde dos cidadãos estão em último lugar. Irrita profundamente este continuado procedimento destes tecnocratas, frios e calculistas como máquinas.
Parabéns ao cidadão José Saldanha. Com o seu acto mostrou que a revolução começa em nós e não nos outros em quem depositamos a responsabilidade. Ele foi o alguém que mostrou a toda a gente o que se deve fazer quando ninguém acredita nem toma a iniciativa. Uma lição para Portugal.

1 comentário:

Portuguesinha disse...

Independentemente de intuir que existem coisas ocultas (omitidas?) por detrás da acção do antigo produtor televisivo não deixei de concluir basicamente o mesmo.

Só fazendo show-off mediatico é que uma pessoa obtem o que precisa.

Mas ao mesmo tempo percebe-se que deviamos todos ser mais ativos, mais presente nas questões que dizem respeito a todos nos. O verdadeiro espirito reaccionário e interventivo é muito ténue em quase todos nós.