quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O PINTO CALOU-SE



A notícia caiu como uma bomba e, como nuvem negra que envolve tudo, propagou-se por becos e ruelas: “o Pinto dos Santos Morreu!”. Ao que parece, esta noite, um AVC, Acidente Vascular Cerebral, fulminante derrubou um lutador e defensor da Baixa de Coimbra.
O António Pinto dos Santos foi um emérito presidente da extinta Junta de Freguesia de Santa Cruz e era agora deputado na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Coimbra. Assumido Social-Democrata, de corpo e alma, deixa muitas saudades e uma sensação de obreiro que não teve tempo de acabar o seu trabalho. É este também o desabafo de Carlos Clemente, ex-presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, que o conheceu muito bem e foi durante muitos anos seu companheiro de jornada, ambos a ombrearem a tarefa de dignificarem o trabalho político na Zona Histórica. Desabafa Clemente: “estou em choque! Foi uma pessoa íntegra que, apesar do nosso antagonismo político, me deixa imensa saudade e gostei muito de trabalhar! Sabe o que lhe digo? Só morrem os bons!”

A ÚLTIMA BATALHA

Foi no último 30 de Dezembro, na Assembleia da União das Juntas de Freguesia de Coimbra, que, com grande convicção e mesmo contra o correligionário do seu partido, o PSD, o vi defender acerrimamente os pontos de vista políticos em que acreditava. Falando em meu nome pessoal, gostei de o conhecer. Era uma pessoa cordata e que me manifestava muita simpatia por tudo o que eu tenho escrito nos semanários O Despertar e no Campeão das Províncias, e isto mesmo, mais uma vez, me exteriorizou quando estivemos presentes na última reunião junto aos Arcos do Jardim.
Se posso escrever assim, em representação da Baixa e em nome tantos seus amigos que por cá deixou apresentamos à família enlutada um grande abraço de solidariedade neste momento tão difícil de suportar. Para o Pinto dos Santos, que parte em paz, o nosso muito obrigado e uma grande salva de palmas!

E AS EXÉQUIAS?

Segundo sei, o corpo de Pinto dos Santos estará em câmara ardente na Capela de Coselhas a partir das 18h00 de hoje, quinta-feira. O funeral do ex-funcionário da Caixa Geral de Depósitos e actual vogal da Assembleia da União de Freguesias de Coimbra, realizar-se-á amanhã pelas 15h00. O féretro seguirá para o Cemitério da Conchada.

Sem comentários: