sábado, 24 de janeiro de 2015

ABRIU A LOJA PORTUGAL MOEDAS



Depois de uma remodelação intensa ao espaço anteriormente ocupado pela desaparecida Foto Gaspar, na Rua Visconde da Luz, número 62, abriu hoje o Portugal Moedas. Neste moderno estabelecimento pode encontrar-se praticamente tudo quanto esteja ligado mundo do coleccionismo. Desde notas e moedas nacionais, estas, cunhadas no princípio da nossa identidade, passando por todos os reinados da Monarquia, desde Afonso I -1128 a 1185- até D. Manuel II -1908 a 1910- e após, já na República, chegando aos nossos dias, até mais remotas, dos séculos I e II Antes de Cristo, e conhecidas Hispano-romanas ou Ibéricas. Os instrumentos de troca, da representação fiduciária das ex-colónias, são às centenas e divididas em muitos álbuns. Naturalmente que o universo da filatelia não poderia ficar esquecido e os selos ocupam uma grande estante nesta bonita loja. Noutra ainda, os postais, as medalhas e os manuscritos antigos e diverso material de apoio parecem pedir ao coleccionador para os levar consigo. É um museu interactivo em que cada acessório, moeda, nota, subscrito, manuscrito, é um relato da história antiga e contemporânea. Uma boa notícia, pelo meu conhecimento da área, posso afirmar que os preços, no geral, estão muito abaixo dos valores indicativos de mercado. Reparei também que foi um investimento de monta, sobretudo em segurança. Desde portas blindadas até a um sistema de video-vigilância sempre ligado, 24 sobre 24 horas, nada ficou no acaso. Muito interessante, sem dúvida!
Quem nos vai falar deste sonho tornado realidade é o seu mentor, o Luís Filipe Costa Vieira. “A numismática, as moedas, e a notafilia, as notas, cédulas e bilhetes, sempre foram a minha paixão. Claro que fui alargando para o coleccionismo em geral. Isto é genético, o meu avô e o meu pai também foram tocados por este bichinho. Já há muitos anos que, aos fins-de-semana, fazia feiras. Também para aumentar a minha colecção, comecei a comprar e a vender nas de rua, que são generalistas, e depois fui evoluindo até só frequentar as temáticas como, por exemplo, a Feira Internacional de Lisboa. Até que o destino me presenteou com um outro caminho. Até ao princípio do ano passado, em que me desliguei do cargo, fui director industrial numa empresa de iluminação decorativa. Então, comecei a idealizar abrir um negócio meu e que estivesse ligado ao coleccionismo. Pensei em Aveiro mas, como tinha aqui em Coimbra muitos clientes e alguns deles começaram a desafiar-me para abrir cá, acabei por lhes fazer a vontade. Acho que fiz bem. É uma área de mercado que está pouco explorado em Coimbra e, por isso mesmo, tenho a certeza de que constituo uma mais-valia para a Baixa, venho apenas complementar, e não fazer mal a ninguém. Aproveito a oportunidade para convidar os leitores a visitarem o meu espaço. Tenho a certeza de que não se arrependerão. Deixo também os contactos: o telefónico, 239152755/938406867; o e-mail, geral@portugalmoedas.com.pt e o blogue www.portugalmoedas.com.pt




Sem comentários: