domingo, 21 de dezembro de 2014

O VITOR APAIXONOU-SE POR UMA BRASILEIRA





Durante os últimos três anos o Vitor Costa foi um carismático personagem da Baixa de Coimbra. À quinta-feira a vender o Campeão das Províncias e à sexta a levar a todos, personalizadamente, O Despertar, o Costa era já por direito próprio, conquistado a pulso pela sua forma simples de ser, um ícone desta zona velha. Não alcançou este estatuto somente por ter sido o primeiro a fazer renascer a velha profissão de ardina, também mas nada disso. Por detrás do ofício está o homem, um homem despretensioso, generoso por vezes, até quando a luta pela sobrevivência o permite ser. E o Vitor é assim mesmo. 
A maioria de nós apreende apenas o que os olhos vêem. Tantas vezes, pegamos num livro, que nos chama a atenção, unicamente pela capa bem construída e luzidia, pelo título original ou pelo nome do feitor nosso conhecido e badalado nas colunas sociais. Em contraste absoluto, deixamos um outro de encadernação simples de cartão, obra de escritor desconhecido e edição de autor. No entanto, se tivermos a sorte de folhear o segundo, não será de admirar se a sua leitura suplantar em muito e nos abrir outras fronteiras que o primeiro, o do consagrado pelos holofotes, nem de longe conseguiu. Somos animais inteligentes que reagem, facilmente e de sobremaneira, aos estímulos e acreditam facilmente no que apenas os olhos passam ao cérebro. Em analogia, daí o êxito da publicidade, sabendo todos que nos transmite umas ideias erróneas tomamo-la como verdadeira. Para além disso somos seres de hábitos, de rotinas, e miméticos, de imitação graciosa. Se o nosso vizinho crê que determinado produto é bom, logo, é meio caminho andado para também acreditarmos que o é. Ou seja, facilmente aceitamos os modelos –tantas vezes medíocres e destruidores de valores positivos e necessários à sociedade- e os estereótipos como verdadeiros sem questionarmos a sua experimentação e fundamentação.
E o caso do Vitor é bem o paradigma de tudo o que mostrei em cima. Para muitos que lhe adquiriam os jornais, tomavam a sua imagem como um todo, um produto acabado. Um ardina, um vendedor de jornais, sob um ponto de vista restritivo e discriminador, se faz o que ninguém mais quer, não pode ser mais nada do que o que faz. Isto é, a profissão desempenhada é uma espécie de extensão do homem, o seu cartão de identidade, e valerá mais ou menos consoante seja ou não classificada pela comunidade.
Ora o Costa, a morar na zona da Lousã e divorciado, que já fez de tudo nesta sua vida de meio século, é um artesão de excelência e um bom pintor de telas e aguarelas. Quantos sabiam disto? Naturalmente poucos. Mas a notícia que me levou a escrever esta crónica foi outra: o Vitor Costa está, há cerca de um mês no Brasil. Através da Internet, começou a namorar com uma brasileira há meses e, para meu gáudio e contentamento –que, preso aos meus lugares-comuns, tantas vezes o adverti: cuidado! Muito cuidado com as brasileiras!- está muito bem. Quase sem palavras, onde a felicidade parecia querer saltar, telefonou-me há pouco a desejar bom Natal e a dizer que está com o coração a transbordar de alegria e muito feliz. Que história contada assim não gostaria de ter um final tão profícuo? Segundo, as suas palavras, em Fevereiro voltará para arrumar aqui a sua vida e regressará de vez ao país descoberto por Cabral e onde o Cristo Rei abre os braços aos portugueses.
A cidade e a Baixa, pelos vistos, perderam um bom ardina e um grande embaixador de um tempo de memória mas não se desperdiçou o amigo. Ficará para sempre na nossa recordação. Muita ventura é o nosso desejo, Vitor Costa. Ficamos todos a torcer para que esse grande amor dê certo. És um bom homem e mereces tudo o que a sorte te possa retribuir em função da tua humildade, meu amigo. Feliz Natal!


TEXTOS RELACIONADOS


Sem comentários: