segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"INICIATIVA "SOURE 20121"





(COM PEDIDO DE DIVULGAÇÃO)


Iniciativa Cívica “SOURE 2021”

É de Séneca, o famoso intelectual romano, a afirmação de que “para quem navega sem rumo, todos os ventos são desfavoráveis”.
Para os agentes políticos, a expressão ganha redobrado significado. Ao exercício político exige-se a afirmação de um sentido. A definição de uma estratégia, de um rumo.
Esse sentido que se requer da acção política confere, por um lado, no plano concelhio, transparência à actividade autárquica e, por outro lado, dá mais capacidade aos cidadãos de avaliar a qualidade das políticas públicas municipais.
A ciência e a tecnologia, a dinâmica demográfica, os novos negócios e as dinâmicas sociais correm hoje a velocidades nunca vistas.
Todos comungamos uma aspiração. A de um concelho próspero, saudável, sustentável, amigo dos seus residentes, dos visitantes, dos investidores.
O futuro de Soure não se prevê. Constrói-se e cada uma e cada um tem, nesta matéria, um papel a jogar, decisões a tomar, acções em que se deve empenhar.
Mas para dispor de uma certa liberdade de decisão e acção, temos de nos esforçar em antecipar o que pode vir a acontecer e a explicar o inventário dos futuros possíveis, os futuríveis. O Objectivo não é simples, mas recordemos que o futuro não emerge do nada, ele enraíza-se no presente.
Perante a miríade de informação disponível, o nosso primeiro desafio é o de discernir o essencial do acessório, de compreender para além do ruído, quais são as tendências pesadas e emergentes que podem ter impacto no futuro de Soure.
Tal é a vocação da iniciativa “SOURE 2021” que nos implica a melhor compreender a dinâmica do mundo contemporâneo, as suas soluções possíveis, os compromissos que lhe estão ligados e a estratégia que prosseguem os diversos actores. A antecipação ao serviço da acção. Analisar o que pode acontecer e o que pode ser feito, políticas e estratégias, face aos grandes desafios do futuro.

A iniciativa terá lugar no próximo dia 8 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Soure, com início às 20 horas e 30 minutos.

Programa

Abertura – Representante do Movimento Cidadãos por Soure

Cidadão José Monteiro (Economista) – “Soure na actualidade, caracterização da economia”

Cidadão José Dias (Movimento Cidadãos por Coimbra) – “O futuro de Soure”

Debate



Espera-se que a importância e oportunidade da iniciativa mobilizem os Sourenses e suscite para a sua participação cívica.


A Direcção do MCpS

Sem comentários: