sábado, 4 de outubro de 2014

O SECCO, DOS TABACOS, DEIXOU-NOS



Pelo anúncio necrológico, publicado nos jornais diários de hoje e postado em várias esquinas da Baixa, faleceu o Manuel Teles Lopes Secco.
Durante largas décadas e até a finais de 1980, o Manuel, juntamente com o irmão também já falecido, esteve estabelecido na Praça 8 de Maio com tabacos, selos e postais. Pela recordação, pareço vê-los a atender os clientes. O Manuel, agora falecido, era mais reservado e, creio, mais direccionado aos papéis, à contabilidade. O irmão, Secco, –que já não lembro o nome- era mais polido para atender o público e tinha uma graça imanente.
Os Seccos são uma família muito reconhecida na cidade pelo seu passado de reputados negociantes e proprietários. Durante quase todo o século XX, esta prole, dedicou-se ao comércio de tabacos. Salvo erro, até 1960 tiveram também um armazém no Largo da Freiria. A sua loja na Praça 8 de Maio, com uma grande máquina registadora dourada sobre os balcões em madeira e com o odor aromático a erva-santa, cigarros, cigarrilhas e charutos, foi um ponto de referência no Centro Histórico.
Para a família enlutada, em nome da Baixa –se posso escrever assim- porque é um de nós que se vai, um grande abraço de solidariedade nesta hora de dor e os nossos mais sentidos pêsames.

Sem comentários: