sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O DIA DO EXÉRCITO EM COIMBRA



Durante a manhã a Baixa esteve pejada de homens e mulheres fardados. Aqui e ali a pergunta era: “houve algum golpe militar por aqui? Foi o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado que chamou a tropa? Se calhar, nesta altura da borrasca do encerramento da Latada e depois do assalto aos carrinhos das grandes superfícies, por temer que os estudantes universitários se virem agora para as cadeiras da autarquia, levem tudo e, no pacote, levem também os vereadores?”
Nada disso! Tratou-se simplesmente de mais uma comemoração do Dia do Exército. Como já é hábito em anos anteriores, a efeméride realizou-se na Baixa com uma missa na Igreja de Santa Cruz e com a presença do General Carlos António Corbal Hernandes Jerónimo, actual Chefe do Estado-Maior do Exército, que chegou à Praça 8 de Maio cerca das 11h00.
Tenho de confessar que, sobretudo por falta de GPS, não consegui encontrar e chegar à fala com o presidente-turbo, Manuel Machado, homem forte e gerente disto tudo, da edilidade coimbrã, da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e presidente dos caminhantes entre a edilidade e o restaurante Cantinho dos Reis. E futuro Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, do governo de António Costa, que há-de vir, se Deus Nosso Senhor quiser e se todos os santinhos ajudarem, incluindo a santa Cristina, recentemente abençoada pelo Tribunal Constitucional. Segundo julgo saber, Costa já fez as pazes com o nosso “Manel” e, com base em ambos possuírem uma voz grossa e bem colocada, perdoou-lhe o ter apoiado António Seguro nas últimas eleições directas do Partido Socialista.

Sem comentários: