quinta-feira, 9 de outubro de 2014

FALECEU AIRES MARQUES

(Retirado do Diário de Coimbra)

 

Conheci muito bem o senhor Aires Braz Marques. Pelos jornais diários de hoje, fiquei a saber que deixou o nosso meio, dos vivos. Durante décadas habituei-me a vê-lo, vestido de bata branca, na Praça do Comércio, nas desaparecidas farmácias Paiva e Miranda. Por cima desta era o Laboratório com o mesmo nome. Era um homem austero, uma pessoa fiel a certos princípios conservadores que desapareceram. Durante cerca de uma dúzia de anos, por ser o proprietário do imóvel na Alta da cidade, foi meu senhorio no meu primeiro negócio. Cumpriu sempre comigo e entre nós havia um respeito recíproco. Sempre que nos cruzávamos, enquanto teve os seus comércios na Baixa e antes de passar para o Pólo II, tinha uma palavra de apreço para comigo. Não tenho nada a apontar-lhe. Mais, lembro-me que quando abri a minha loja em 1995 ele fez questão de, acompanhado da esposa Flávia Barreto Ferreira, vir comprar uma peça. Nunca me esqueci desse gesto magnânimo e de ajuda. Foi bonito de mais. Por isto mesmo é com alguma saudade que constato a sua partida.
À sua família enlutada, à sua filha Ema Barreto, marido e netos, nesta hora difícil, receba um grande abraço solidário de todos quantos fazem da Baixa o campo de lavoura para ganharem a vida. Os nossos sentidos pêsames.
                                            


4 comentários:

Unknown disse...

Descansa em paz, tio. muitas saudades

Unknown disse...

descansa em paz, tio. muitas saudades

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Numa altura em que nos sentimos fragilizados pela perda de entes queridos, é sempre reconfortante sentir que há pessoas que com eles conviveram ao longo da vida e que partilham a saudade e estima que sentimos por eles. Nós, apesar de termos deslocalizado as farmácias para fora da Baixa da cidade, continuamos afetivamente ligados a essa zona. Muito obrigada pela sua homenagem. Ema Barreto Ferreira, marido e filhas.